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6 de out de 2012

Combate a incêndio com o uso de espuma tipo AFFF, ARC, LGE - Armação de linha direta com espuma - Misturados entre linhas - Vozes de comendo - Observações ao direcionar o jato de espuma


Combate a incêndio com o uso de espuma

O objetivo de estabelecer uma ou mais linhas de combate com espuma é formar uma camada (película) sobre a superfície em chamas, seja ela líquida ou sólida.

Não se deve utilizar espuma para o combate a incêndios das classe C e D.

As características da espuma estão presentes no Módulo 1 deste manual, em agentes extintores.


A espuma do tipo AFFF/ARC é utilizada:

A 1% nos sólidos combustíveis, como a madeira.

A 3% nos hidrocarbonetos (derivados de petróleo) –  gasolina, diesel.

A 6% nos solventes polares - combustíveis líquidos solúveis em água, como o álcool.

Tal dosagem significa que a mistura terá 3% de LGE e 97% de água.

Pode-se utilizar espuma, simultaneamente ao uso de pó, para extinção de incêndio.


Armação de linha direta com espuma

 Figura 138 - Misturador entre linhas

Material necessário:

Mangueira de 2½".

Líquido Gerador de Espuma (LGE), em galão.

Misturador entre linhas.

Mangueira(s) de 1½".

Esguicho regulável.


Vozes de comando:

Para a montagem: “Atenção guarnição, linha direta com espuma, bomba armar”.

Para a desmontagem: “Atenção guarnição, bomba desarmar”.



Bomba armar utilizando espuma nas três linhas

Figura 139 - Bomba armar utilizando espuma nas linhas

Material necessário:

• Mangueira de 2½".

• LGE (galão).

• Misturador entre linhas.

• Manga de mangueira.

• Divisor.

• Mangueira(s) de 1½", conforme o número de linhas que se deseja estabelecer.

• Número de esguichos reguláveis conforme o número de linhas estabelecidas.


Vozes de comando:

• Para a montagem: “Atenção guarnição, com uma mangueira na ligação e uma em cada linha. Espuma nas três linhas, bomba armar”.

• Para a desmontagem: “Atenção guarnição, bomba desarmar”.




Observações:

Ao direcionar o jato de espuma sobre um líquido em chamas, deve-se atingir primeiramente um anteparo, se possível. Isso para não espalhar o combustível a áreas não atingidas.

Evitar movimentar a espuma, após formada a película sobre o combustível.






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