...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

04 outubro 2012

Esguichos ( regulável, canhão, proporcionador de espuma, agulheta e pistola )


Esguichos

Os esguichos são equipamentos conectáveis nas mangueiras, responsáveis por regular e direcionar o fluxo de água nas ações de combate a incêndio. Por isso mesmo, são indispensáveis para a utilização do agente extintor.

Devem possuir características de resistência a choques mecânicos e, no mínimo, às mesmas pressões estáticas e dinâmicas que suportam as mangueiras.

Os tipos mais comuns de esguicho são:

Regulável.

Canhão.

Proporcionador de espuma.

Agulheta.

Pistola.


Esguicho regulável

 Figura 39 - Esguicho regulável

Pode ser encontrado de 2½ polegadas (63 mm) ou de 1½ polegadas (38 mm), sendo o mais utilizado, nas ações de combate a incêndio, o de menor diâmetro.


O modelo atualmente utilizado no CBMDF possui grande eficiência nos combates a incêndios, por:

• Proporcionar os três tipos de jato: compacto, neblinado e atomizado. Esses assuntos serão abordados ainda no presente módulo.

• Proporcionar aplicação de forma contínua ou intermitente (pulsos), por causa da manopla para fechamento e abertura rápida da passagem de água.

• Possuir regulagem da abertura do jato que permite variar, rapidamente, de quase 180o a um ângulo mínimo possível, o que permite obter tanto um jato neblinado de grande abrangência, quanto um jato sólido eficiente quando desejado.


Sua regulagem de vazão de água é medida na forma de:


Possui ainda a função “flush”, que significa enxaguar, destinada à limpeza do esguicho depois do uso de espuma, a fim de evitar danos no equipamento por resíduos deixados pelo extrato.

 Figura 40 - Partes do esguicho regulável


1. Acoplamento do tipo storz.

2. Punho – é por ele que se segura o esguicho, não pela mangueira; deve ser seguro com o braço estendido, para poder varrer o espaço no alto, em baixo, à direita e à esquerda e resistir ao recuo do esguicho; quando se segura o esguicho com a mão direita, a mangueira passa sob o braço direito.

3. Alavanca – serve para abrir ou fechar o esguicho.

4. Controle rotativo de vazão.

5. Cabeça defletora (ou difusora) com disco dentado fixo ou rotativo.

 Figura 41 – Cabeça defletora do esguicho regulável


Esguicho canhão
O esguicho do tipo canhão é muito eficiente em locais onde se deseja realizar ataques com alta vazão e alta pressão, pois é capaz de alcançar grandes distâncias e liberar, em poucos minutos, um grande volume de água.

Esguichos canhão operam lançando água no incêndio com vazão igual ou superior a 300 galões por minuto (1136 litros por minuto).

 Figura 42 - Esguicho canhão

Pode ser móvel ou fixo, o que permite sua utilização na armação de torre d’água com Auto Escada Mecânica ou Auto Plataforma Mecânica ou ainda no solo, fixo em uma base.

Dependendo do caso, pode ser o único meio de resfriamento de recipientes que estejam sob o risco de uma explosão como o BLEVE, uma explosão do líquido armazenado em recipiente (assunto abordado no Módulo 1 deste manual).

O alto alcance do jato permite uma distância de segurança para os bombeiros. Exemplo: em uma ocorrência envolvendo um caminhão tanque, os bombeiros podem se valer da utilização do esguicho canhão, resfriando-o à distância de segurança estabelecida para o isolamento.

Ao estabelecer o esguicho canhão, uma das primeiras preocupações deve ser com o abastecimento por causa do grande volume de água utilizada por esse tipo de esguicho.


Esguicho proporcionador de espuma

O esguicho proporcionador de espuma é um dispositivo específico para fornecer, ao combate a incêndio, a espuma em condições de atuar como agente extintor, a qual permanece, em forma de extrato, armazenada em galões, sendo preparada somente no momento do combate.

Esse tipo de esguicho possui aberturas para entrada de ar e pode, ou não, necessitar de um misturador entre linhas (ver Figura 63), o qual é um aparelho utilizado na ligação, posicionado antes do divisor, para proporcionar espuma em todas as linhas.

Disponibiliza espuma de baixa expansão, com baixa aeração, ou seja, pouco ar no interior de suas bolhas.

 Figura 43 - Esguichos proporcionadores de espuma

Ao utilizar o esguicho da Figura 43a, é necessário o misturador entre linhas, enquanto o esguicho da Figura 43b não o necessita por já possuir um duto de sucção do extrato de espuma.


Esguicho agulheta

Os esguichos agulheta são encontrados, geralmente, em hidrantes de parede (ver Figura 35), conforme o tipo de risco da edificação e adotados pelo seu baixo custo em relação aos esguichos reguláveis. São destinados à população do prédio.
(a) (b)
 Figura 44 - Esguicho agulheta

O esguicho agulheta permite somente a utilização por jato compacto e de forma contínua, o que não possibilita o controle direto da quantidade de água lançada. Por isso mesmo, não deve ser utilizado pelos bombeiros em um combate a incêndio, exceto em situações extremadas.

A probabilidade de se inundar o ambiente ao combater um incêndio com esse tipo de esguicho (destruindo, com água, o que as chamas ou o calor não atingiram) é grande e deve ser minimizada.

Os bombeiros devem trabalhar com o esguicho regulável, o qual permite um controle do volume de água e do jato a ser utilizado em cada combate, com o esguicho canhão ou com os proporcionadores de espuma, conforme o caso, sempre controlando a quantidade de água lançada.

Mesmo existindo esguicho agulheta no prédio em chamas, os bombeiros devem transportar e utilizar seus esguichos reguláveis nas ações de combate a incêndio.


Esguicho pistola

O esguicho do tipo pistola é muito comum em mangotinhos e produz ataques com alta pressão e baixa vazão.

Em testes realizados pelo CBMDF em simulações de incêndio generalizado (flashover) não apresentou efetividade no combate.

Recomenda-se seu uso em princípios de incêndio.


 Figura 45 - Esguicho pistola




7 comentários:

  1. Ótimo esse material sobre tipos de esguichos.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela visita amigo.
    Abraços...

    ResponderExcluir
  3. ajudou muito no meu tcc esse material . obr ^^

    ResponderExcluir
  4. Abração Lucas, Felicidades e forças... Falta pouco amigo... Desejo-lhe boa sorte e abração nos Familiares...

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. Boa noite Gaby...
      Feliz Ano Novo à Você e aos seus Familiares...
      Obrigado pela visita...

      Excluir
  6. Olá, amigo, eu acabei de adentrar às fileiras da nossa amada corporação e encontro seu blog rico em conhecimento sobre as áreas que a nossa profissão abrange. Só tenho a agradecer e elogiar pelo seu empenho em difundir o saber. Muito obrigado!

    ResponderExcluir