Mangueiras
As mangueiras são peças que servem para transportar água ou espuma.
Podem ligar tanto o corpo de bombas da viatura (ou o hidrante de parede) à cena
do incêndio quanto ligar o manancial até a viatura.
Figura 35 - Corpo de bombas da viatura e hidrante de parede
São formadas por um duto flexível de lona de fibras naturais
ou sintéticas na parte externa, revestidas por borracha na parte interna, para
evitar que a água extravase durante o transporte.
As revestidas por fibras sintéticas apresentam maiores vantagens
sobre as de fibra natural, tendo em vista que:
• São mais leves.
• Suportam melhor a alta pressão.
• Tem manutenção mais barata.
• Absorvem menos água.
Por esses motivos, as mangueiras de fibra sintética são mais
adequadas às difíceis condições de trabalho dos bombeiros e, conseqüentemente,
mais utilizadas por eles.
Quanto à sua constituição, as mangueiras se classificam em:
• De lona simples: quando envolvidas por
uma única camada têxtil.
• De lona dupla: quando envolvidas por
duas camadas sobrepostas.
• De lona revestida por material
sintético: além de serem envolvidas por uma ou duas camadas têxteis, são também
revestidas, externamente, por um material sintético de maior resistência a
produtos ácidos, abrasivos e outros degradantes.
Nas extremidades de cada lance de mangueira são fixadas (ou empatadas),
sob pressão, peças metálicas denominadas juntas de união, as quais
servem tanto para conectar lances de mangueiras, quanto para ligá-las às
viaturas ou aos outros equipamentos hidráulicos.
O CBMDF utiliza mangueiras com lance padrão de 15 (quinze) metros
de comprimento, com juntas de união do tipo storz nas extremidades para
conexão rápida, visando ao seu fácil acondicionamento, manuseio e transporte.
O diâmetro das mangueiras utilizadas atualmente é de 2½ polegadas (63 mm) ou de 1½ polegadas (38 mm).
Figura 36 – Mangueira de 15 metros com junta storz nas
extremidades
Antes de serem disponibilizadas para o serviço de bombeiros,
as mangueiras devem ser submetidas a testes de:
• Juntas de união (conexão rápida e
segura).
• Estanqueidade (verificação da
inexistência de vazamentos).
• Pressão – de acordo com a NBR no
11.861, devem apresentar resistência às seguintes pressões mínimas:
o pressão trabalho
– 13,7 bar (14 Kgf/cm2);
o pressão mínima
de prova – 27,5 bar (28 Kgf/cm2);
o pressão mínima
de ruptura – 41,2 bar (42 Kgf/cm2).
Para a realização dos testes de pressão, a norma prevê a utilização
de uma gaiola, na qual é montado um segmento da mangueira que será
pressurizado, com a finalidade de absorver o impacto do seu rompimento,
evitando acidentes.
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