Tipos de jatos
A água pode ser utilizada sob três tipos de jatos:
• Compacto (ou sólido).
• Neblinado.
• Atomizado – também chamado de pulsado,
neblinado a baixa vazão, pulverizado, nebulizado ou spray.
Jato compacto
É um jato fechado, produzido pelo esguicho regulado em ângulo
de abertura pequeno.
Figura 146 - Jato compacto com esguicho regulável
A pequena abertura produz uma descarga de água na qual, praticamente, não há divisão de partículas, e toda a água segue em uma só direção.
Figura 147 - Jato compacto quebrado pelo atrito com o ar
Tem pequena área de abrangência em relação ao volume de água, o que diminui a absorção de calor no contato com o combustível e outras superfícies aquecidas. Isso porque apenas uma proporção mínima da água aplicada em jato compacto chega a vaporizar-se.
Jato neblinado
Figura 148 - Jato neblinado
O ângulo de abertura produz partículas bem separadas.
Comparado ao jato compacto, atinge uma área maior, alcança menor distância, produz menor impacto no combustível e empurra mais ar.
O mesmo volume de água aplicado em jato neblinado consegue absorver mais calor que em jato compacto, pois atinge uma área maior do ambiente.
Jato atomizado
O jato atomizado consegue diminuir a temperatura e extinguir as chamas na camada de fumaça sem formar vapor excessivo.
Figura 149 - Jato atomizado
O jato atomizado é uma variação do jato neblinado em que o tamanho das partículas é crucial.
As partículas (gotas) que o compõem devem medir entre 200 e 600 microns. Considerando que, na prática, não é viável medir gota a gota, para se obter o jato atomizado utiliza-se vazão de 30 GPM (galões por minuto).
A pressão no corpo de bombas da viatura, para armação de linhas no plano horizontal, deve ser de 9 bar para as linhas simples, duplas ou triplas, ou seja, sempre que for utilizado o divisor. Entretanto, um chefe de linha experiente, conhecedor das características do jato atomizado, no caso de armações de linhas mais extensas, como 4X1 ou 4X2, perceberá a perda de pressão e consequentemente, a perda das características do jato atomizado.
Neste caso, para compensar a perda de pressão e adequar as características do jato, o chefe de linha poderá solicitar ao chefe da guarnição um aumento da pressão de até 2 bar. Este aumento da pressão será determinado pelo chefe da guarnição ao condutor e operador da viatura, sendo que será de 1 bar a cada solicitação.
Portanto, o limite de pressão no corpo de bomba da viatura, para o plano horizontal, será de 11 bar.
Deve alcançar a maior superfície e profundidade possível da fumaça e tornar-se vapor totalmente dentro dela. Não deve vaporizar antes de atingir a fumaça, nem “sobrar” para atingir parede ou teto.
Os jatos compacto e neblinado não são indicados para o combate às chamas na fumaça. Por serem compostos de gotas grandes, esses jatos facilmente atravessam a fumaça e param nos anteparos existentes (teto e paredes).
O operador da viatura deve monitorar uma pressão mínima constante de 8 a 9 bar, e compensar se houver perdas devido à altura, para formar o jato atomizado.
O jato atomizado é aplicado em pulsos, ou seja, aberturas de até 2 segundos de duração, em intervalos curtos que dependem do resfriamento da camada de fumaça. Geralmente, esses intervalos são de até 2 segundos entre cada pulso, diminuindo-os se a temperatura estiver muito alta. Durante cada pulso, o equivalente a dois ou três copos de água será colocado dentro da camada de fumaça.
O esguicho para o jato atomizado precisa de regulagens de vazão e ângulo de abertura e uma manopla de abertura e fechamento.
Figura 150 - Esguicho de jato atomizado
A abertura deve ser bem rápida e o fechamento deve ser mais lento para diminuir o golpe de aríete (Com o fechamento rápido do esguicho, a água que está sendo empurrada pela bomba é bloqueada de forma brusca, fazendo com que ocorra uma mudança na direção do fluxo, retornando em direção à bomba com a mesma força que está sendo expelida e chocando-se com o fluxo que está vindo da bomba. Este processo se repete de forma contínua e com aumento progressivo da força dos choques. Pode causar danos à bomba e só acaba quando se libera o fluxo da água, abrindo-se o esguicho novamente, por exemplo).
O bombeiro deve movimentar o esguicho a cada novo pulso, cobrindo assim um volume de ar que ainda não fora resfriado.
Se as gotículas estiverem no tamanho adequado, é possível observar a suspensão da maioria delas por uns poucos segundos no ar antes de caírem.
Figura 151 – O jato atomizado provoca uma suspensão das gotículas de água no ar
Figura 152 - Ângulo de abertura do jato atomizado para
compartimentos grandes e para frente de porta.
Conteúdo muito bom. Os principais jatos estão descritos com exemplos claros.
ResponderExcluirObrigado, abração...
Excluir