...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

30 outubro 2018

Tática e técnica de combate a incêndios em metais pirofóricos - MCII – MANUAL DE COMBATE A INCÊNDIO EM INDÚSTRIAS

Tática e técnica de combate a incêndios em metais pirofóricos 

Caso o fogo tenha atingido material comum, o bombeiro poderá usar água em forma de jato compacto ou chuveiro com pouca pressão, tomando sempre o cuidado de não atingir os fornos que possuem metais em fusão, pois, um resfriamento brusco daqueles fornos poderá ocasionar explosão ou ruptura. 

Em incêndio envolvendo metais pirofóricos, o bombeiro nunca deve usar água diretamente, pois, a água se decompõe, liberando moléculas de hidrogênio e aproveitando o oxigênio, provoca assim o aumento do fogo e a possibilidade da ocorrência de explosão. 

Neste caso, deverá ser usado agente extintor especial; na sua falta poderá ser usado areia seca, grafite, cal desidratada ou terra seca. 

Na extinção de incêndios em metais alcalinos não se deve empregar água, CO2, ou espuma, somente pós químicos especiais, sendo que na sua falta pode-se usar, areia seca ou resíduos de soda seca. 

Ao proceder o reconhecimento do local, o bombeiro, notando a existência de materiais pirofóricos que ainda não estejam em combustão, deverá protegê-los e removê-los do local sinistrado. 

Em caso de combustão, extinguir inicialmente o fogo localizado em volta dos combustíveis comuns, para depois extinguir o fogo dos metais, abafando-os com os materiais citados anteriormente. 

No caso do pó ou pasta de alumínio, os procedimentos serão idênticos aos utilizados com os metais pirofóricos. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário