...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

30 outubro 2018

SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS - Conceitos - Problemas encontrados em ocorrências envolvendo substâncias químicas - MCII – MANUAL DE COMBATE A INCÊNDIO EM INDÚSTRIAS

SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS 

Conceitos 

Nas indústrias, os perigos de incêndio e explosões são variados e múltiplos, dada a manipulação de produtos ou substâncias tóxicas e corrosivas, como matéria prima, que associadas a outros materiais podem ser consideradas perigosas. 

Deve-se conhecer muito bem o comportamento dessas substâncias, a fim de efetuar uma avaliação dos riscos que podem oferecer ao organismo, seja reagindo com o fogo ou não. 


Problemas encontrados em ocorrências envolvendo substâncias químicas

 Os riscos com matérias primas e manufaturados são grandes e, as guarnições ao chegarem nos locais sinistrados deverão ter sempre que possível informações das substâncias envolvidas no fogo, que tipo de reações oferecem e quais os riscos mais sérios. 

Emprego do material do CBPMESP em incêndio de substâncias químicas Dependendo do produto incendiado e dos riscos que ele representa, o bombeiro verificará se pode empregar os meios de combate a incêndio de que o CB dispõe. 

O Comandante das operações, enquanto aguarda os meios adequados para a extinção do incêndio adotará a tática de defesa, com os meios que dispuser. (salvaguarda e defesa) 

Não esquecer da proteção individual das guarnições, face aos riscos de morte que estarão expostos. 

 Viatura utilizada em ocorrências envolvendo Produtos Perigosos

Bombeiros equipados com roupas encapsuladas

Máscara do EPR 

Bombeiros equipados com Equipamento de Proteção respiratória



Nenhum comentário:

Postar um comentário