...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

30 outubro 2018

PÓS COMBUSTÍVEIS - TABELA I - EXEMPLOS DE PRESSÕES OBTIDAS DA FORÇA DE EXPANSÃO DOS GASES RESULTANTES DA EXPLOSÃO - MCII – MANUAL DE COMBATE A INCÊNDIO EM INDÚSTRIAS



PÓS COMBUSTÍVEIS

Todos os pós originários de substâncias orgânicas e de metais combustíveis, desde que estejam em suspensão e em quantidade adequada no ar ambiente, poderão entrar em combustão, expostos a qualquer fonte de calor (centelha de um interruptor elétrico, por exemplo), produzindo uma explosão.

Este perigo existe nos moinhos e indústrias de farinhas em geral, refinarias de açúcar, milho, arroz, serrarias, indústrias de moagem, e, pulverização de enxofre, cortiça, alumínio, zinco, magnésio e outros pós metálicos, fábricas de leite em pó, de chocolate, manufaturas de plástico, indústrias têxteis, de couro e outros.

Para que se tenha uma ideia da força de expansão dos gases resultantes da explosão, na relação dada a seguir, verificam se as pressões obtidas em testes levados a efeitos em laboratórios, para uma concentração de 500 miligramas de pó por litro.

Em concentrações mais intensas, pode-se obter pressões mais elevadas e há fatores como a umidade, a medida da partícula, sua composição e uniformidade de mistura com o ar, que também afetam a explosividade das poeiras.

Vide tabela abaixo com exemplos de pressões obtidas da força de expansão dos gases resultantes da explosão





Nenhum comentário:

Postar um comentário