...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

30 outubro 2018

METAIS PIROFÓRICOS - Primeiras providências em ocorrências de incêndio envolvendo metais pirofóricos - MCII – MANUAL DE COMBATE A INCÊNDIO EM INDÚSTRIAS

METAIS PIROFÓRICOS 

Metais pirofóricos são aqueles que elevados a uma certa temperatura, na presença do oxigênio ou outro comburente, se inflamam. 

São ligamentos utilizados em indústrias para modelagem de peças, composição de ligas para fortalecer outros metais, tratamento de chapas de ferro, a fim de evitar a oxidação, como o zinco na indústria de galvanoplastia e o magnésio na indústria automobilistica. 

Deve-se ter cuidado especial em incêndios nas indústrias onde hajam metais alcalinos, especialmente o cálcio, sódio, potássio, bário e lítio.

Certos metais em forma de pó, como o alumínio, são largamente usados na indústria de explosivos, tintas a gráficas. 

Esses pós combinados com o oxigênio tornam-se altamente inflamáveis e, em suspensão, explosivos, motivo pelo qual são enquadrados na classe dos metais pirofóricos. 

Os metais pirofóricos devem ser separados dos demais sólidos inflamáveis quando em combustão. 

Criam sérios problemas ao bombeiro, pois necessitam de cuidados especiais no que diz respeito a proteçao pessoal, agentes extintores, técnica e tática de extinção. 

Para sua obtenção, o processo metalúrgico estabelece que determinada materia prima seja aquecida até atingir o ponto de fusão, e, em seguida, deva sofrer um processo de eletrólise e reações químicas, até atingir o seu ponto de pureza. 
 Conseguido o metal, este ainda é fundido para receber o formato desejado, usinado e polido. 


Esse trabalho é feito nas indústrias metalúrgicas, laboratórios e oficinas metalúrgicas cuja organização ja foi apresentada em capítulo anterior, devendo ser lembrado, que os riscos principais são: 

.. Cabine primaria de força; 
.. Fornos de fundição para a obtenção inicial do metal; 
.. Compartimentos e equipamentos para a eletrólise;
.. Tanques de banhos e resfriamentos de peças; 
.. Estoque do metal como matéria prima; 
.. Depósito das peças ou produtos acabados; 
.. Depósito de residual (pós e retalhos) dos metais; 
.. Moinhos; 
.. Embalagem; 
.. Depósito de pó.  

Metal em forma de pó (cobre) 


Fornos destinados à fusão de metais 

Divisão de pós metálicos em indústria 


Primeiras providências em ocorrências de incêndio envolvendo metais pirofóricos 


Considerando que os metais pirofóricos quando em combustão decompõem a água, alastrando mais o fogo e provocando expIosões e, ainda, não se extinguindo porque os agentes extintores comuns não produzem o abafamento em tais materiais, o bombeiro deve proceder da seguinte maneira: 

1. Desligar a cabine primaria, como meio de proteção; 
2. Verificar se o material que está queimando, é realmente material pirofórico ou pó combustível e qual sua especificação. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário