...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

30 outubro 2018

Densidade - A densidade de um vapor é a relação existente entre o seu peso e igual volume de ar - MCII – MANUAL DE COMBATE A INCÊNDIO EM INDÚSTRIAS

Densidade 

Com poucas exceções, os líquidos inflamáveis são mais leves que a água, portanto não se misturam, permanendo na superfície do recipiente. 

Esta particularidade é muito importante devido ao uso da água como agente extintor de incêndio. 

Alguns líquidos, como o álcool e a acetona, são missíveis com a água. 

A densidade do vapor de um líquido inflamável é em geral maior que a do ar, portanto, tende a se espalhar próximo do solo, por onde se desloca, a menos que seja forçado a circular por correntezas de ventilação, quer naturais, quer artificiais. 

Portanto, deve-se evitar o armazenamento ou o manuseio de inflamáveis em locais que facilitem o acúmulo de vapores, a menos que se tome precauções especiais quanto à ventilação. 

A densidade de um vapor é a relação existente entre o seu peso e igual volume de ar, nas mesmas condições. 

Quanto mais alta for a densidade de um vapor, tanto maior será o seu peso e, portanto, sua tendência de procurar as partes baixas. 

Os vapores dos líquidos inflamáveis, caminham longas distâncias, podendo alcançar uma fonte de calor, incendiando-se; e então, as chamas rapidamente alcançarão a fonte de emanação dos vapores, incendiando-a também. 

Quando dois ou mais inflamáveis são misturados o perigo de ignição corresponde ao de ponto fulgor mais baixo. 

Água como agente extintor de incêndio “classe B”  

Com a chegada ao local de um incêndio, começa o trabalho de combate propriamente dito; a direção planejada para a extinção. 

Planejada, quer dizer que não se deve dar ordens ao acaso, mas sim, estabelecer um plano para o desenvolvimento das operações mesmo que a princípio não seja detalhado. 


Para estabelecer este plano o comandante das operações, deve rapidamente: 

1. Conhecer a situação; 

2. Julgar a situação; 

3. Decidir o que fazer e tomar uma decisão da qual o plano de ação será decorrente. 


Uma vez que os liquidos inflamáveis estão quase sempre acondicionados, em caso de incêndio, devem ser empregados os agentes extintores que produzem efeitos de cobertura ou de abafamento. 

Devido suas características especiais de combustão, os líquidos inflamáveis diferem dos combustíveis comuns por produzirem muitas chamas, bastante fumaça e intenso calor, além da possibilidade de explosão de seus vapores sob determinadas condições. 


Além do CO2, o pó químico seco extingue incêndios em inflamáveis através da ação de abafamento e rompimento da cadeia iônica; devido ao fato destes elementos não possuirem a propriedade de permanecerem sobre os líquidos, devem ser tomadas as seguintes precauções: 

1. Verificação minuciosa de que toda e qualquer chama tenha sido totalmente eliminada da superfície líquida, sob risco do fogo retornar, logo que termine o efeito de abafamento. 

2. A aplicação do gás ou do pó químico deve continuar durante algum tempo, mesmo após a extinção das chamas, a fim de proporcionar o abafamento do material, pois embora as chamas sejam extintas rapidamente, o  local pode permanecer suficientemente aquecido para reincendiar os vapores inflamáveis, ainda em contínua formação, tão logo cesse o efeito extintor. 

Incêndio em armazenamento de combustível


Nenhum comentário:

Postar um comentário