...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

28 outubro 2018

Amoníaco - Bombeiroswaldo

O amoníaco é utilizado em circuitos frigoríficos há mais de um século, em máquinas de compressão mecânica de potências médias e grandes (estima-se que no Mundo inteiro existam 300.000 instalações a compressão de amoníaco), e em máquinas frigoríficas de pequenas potências (refrigeradores e frigoríficos domésticas) e a grande potência (em especial para a recuperação de calor industrial).

O amoníaco é uma substância produzida em grandes quantidades por sociedades químicas, fica queimado quando a condensação do ar atinge valores entre 16 e 25% e é inflamável quando atinge a temperatura de 651°C. 

Estes dois valores mostram que o risco de inflamação da amônia é muito limitado. São estas características que fazem do amoníaco uma substância muito útil na área da refrigeração. A título de curiosidade pode também referir-se que o amoníaco está também presente nos sistemas de refrigeração e controle térmico nas estações espaciais.


Apesar das vantagens, o amoníaco apresenta também alguns riscos:

Ingestão: Perigoso. Os sintomas incluem náusea e vômitos, causando danos aos lábios, boca e esófago;

Inalação: Os vapores são extremamente irritantes e corrosivos;

Pele: Soluções concentradas podem produzir queimaduras severas e necroses;

Olhos: Pode causar danos permanentes, inclusive em quantidades pequenas;

Urina humana: A urina é normalmente estéril quando é expelida e tem apenas um vago odor, o cheiro desagradável de urina deteriorada deve-se à ação de bactérias que provocam libertação de amônia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário