30 outubro 2018

ENERGIA ELÉTRICA - MCII – MANUAL DE COMBATE A INCÊNDIO EM INDÚSTRIAS

ENERGIA ELÉTRICA 

Um incêndio sempre tem sua causa principal e as estatísticas demonstram que a maioria é provocada por acidentes elétricos. 

Considerando-se que praticamente todas as indústrias possuem cabine de força (alta tensão), o bombeiro, ao chegar ao local deve tomar imediata ciência de sua localização, visto o alto perigo de vida que representa. 

O problema pode estar inserido simplesmente no corte de energia da indústria, de fácil execução, desde que se tenha conhecimento do procedimento adequado; tal operação necessita somente do desligamento das chaves, porém poderá tornar-se uma operação problemática se a ocorrência for na própria cabine. 

Neste caso, deve-se solicitar o concurso da concessionária dos serviços de eletricidade, que efetuará o corte de energia na entrada da cabine de força, tendo em vista que o bombeiro não esta aparelhado para tal serviço. 

Quanto a localização, as cabines de força normalmente encontram-se separadas do corpo da indústria, devido ao perigo que oferecem. 

O primeiro cuidado a se observar num incêndio em indústria, para se evitar riscos de eletrocução é desligar a chave geral no quadro de distribuição de energia. 

Em se tratando de alta tensão (acima de 2000 V) é conveniente aguardar o comparecimento ao local da empresa concessionaria de energia elétrica da cidade, para que esta proceda ao corte da energia. 

O Comandante das operações deverá recomendar a seus homens para não tocarem, de modo algum, nos fios de energia, diretamente ou pelos jatos d'agua, escadas metá1icas etc, pois correrão sério perigo. 


Quando isolados os fios transmissores de energia, os bombeiros entrarão em ação, tendo o devido cuidado de não tocarem nos mesmos, principalmente os 
armadores de escada e os chefes de linha, visto que qualquer descuido poderá custar-lhe um acidente ou a vida. 

Outro perigo que deve ser observado atentamente, são as linhas telefônicas que passam sobre a indústria incendiada; os fios de telefone, rompidos em consequência do calor, podem cair sobre os fios de alta tensão da rede pública, transportando para diferentes pontos a corrente elétrica, através da rede telefônica. 

Por isso, o profissionais da Companhia concessionária de energia elétrica deverão proceder a interrupção da corrente em todos os pontos em que haja probabilidade de contato de linhas telefônicas caídas, em consequência de ruptura. 

Quadro de distribuição de energia em indústria -1 

Quadro de energia atingido por incêndio 

Quadro de distribuição de energia elétrica em indústria -2  


Nenhum comentário:

Postar um comentário