...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

30 outubro 2018

Cuidados a serem tomados com os gases inflamáveis - MCII – MANUAL DE COMBATE A INCÊNDIO EM INDÚSTRIAS

Cuidados a serem tomados com os gases inflamáveis 

Os gases em sua maioria são mais pesados que o ar. 

Em caso de vazamento e, dependendo de sua proporção, uma parte do produto será dissipada na atmosfera e, segundo as condições de ventilação existente, a outra parte poderá depositar-se em depressões ou locais mais baixos, da instalação, principalmente, em porões, ralos e manilhas de esgoto. 

Na hipótese de inflamação de gás, sua intensidade será maior na razão direta do volume que ainda permanece no local. 

Caso o gás esteja confinado (numa tubulação de esgoto ou porão, por exemplo), poderá ocorrer explosão, cuja intensidade dependera somente da quantidade acumulada e confinada. 

Vale recordar a explosão ocorrida no Osasco Plaza Shoping ocorrida em 11 de junho de 1996, deixando 45 pessoas mortas e 482 feridas, consta que o evento foi devido a um vazamento de GLP, que saturou um duto subterrâneo existente no local e em contato com uma fonte de ignição ocorreu a explosão. 



Em qualquer circunstância, é imprescindível que o local onde se instala uma central de GLP, seja constantemente bem ventilado. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário