...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

30 outubro 2018

Gás encanado ou gás de rua - MCII – MANUAL DE COMBATE A INCÊNDIO EM INDÚSTRIAS

Gás encanado ou gás de rua 

O gás encanado, ou de rua é produzido, geralmente, pela destilação da hulha em retortas, e, armazenado em gasômetros antes da distribuição ao consumo; pode ser extraído também do carvão coque e da nafta do petróleo. 

É utilizado como combustível doméstico e industrial e conduzido desde o local de produção até o de consumo através de tubulação de polietileno ou de aço, embora circule nos canos principais com mais de meia atmosfera de pressão, em algumas ruas e nas residências a pressão é reduzida sensivelmente. 

Tem odor particular e quando associado com o ar em ambientes confinados pode formar, misturas explosivas; para isto o gás deverá estar numa concentração de 5% a 35% por volume do ar, sendo necessária apenas, uma centelha produzida por chave elétrica ou qualquer outra fonte de calor, que atinja o seu ponto de ignição (cerca de 500ºC) para provocar explosão. 

Um caso comum de explosão deste gás ocorre nos fornos, quando o registro é aberto muito tempo antes de se acender a fonte de ignição, proporcionando a formação de mistura explosiva, o que pode ser evitado, acionando-se primeiro a fonte de ignição e em seguida, abrindo-se o bico de gás. 

Em caso de vazamento de gás em ambiente fechado, deve-se inicialmente ventilar cuidadosamente o local a fim de dissipar o produto e, em seguida procurar o ponto de vazamento. 

O gás encanado é bastante venenoso, devido principalmente a elevada quantidade de monóxido de carbono que possui. 

Conjunto de redução de pressão e medição de gás natural  



Nenhum comentário:

Postar um comentário