...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

30 outubro 2018

BOIL OVER - MCII – MANUAL DE COMBATE A INCÊNDIO EM INDÚSTRIAS

BOIL OVER 

Nunca se deve aplicar jatos compactos nos líquidos inflamáveis, os quais espalharão o fogo, devido ao respingamento do líquido em chamas ou transbordamento das vasilhas que os contém, visto água ser mais pesada que a maioria dos líquidos inflamáveis. 

No combate a incêndios em líquidos inflamáveis (classe B) acondicionada em tanques, usando-se água, se o líquido é de pequena densidade, a água utilizada tende a depositar-se no fundo do recipiente, neste caso, pelo fato do líquido em chamas transmitir calor através das moléculas do líquido em chamas para a água que está depositada na parte baixa do reservatório. A água entra em ebulição por volta dos 100 ºC, portanto a expansão da água depositada, pode vaporizar-se, aumentando sobre maneira de volume (1 litro de água transforma-se em 1.700 litros de vapor). 

Com o aquecimento excessivo a conseqüentemente vaporização e aumento de volume, a água age como êmbolo numa seringa, empurrando o combustível quente para cima, espalhando-o e arremessando-o a grandes distâncias, além do risco inicial de transbordamento do líquido. 


Antes de ocorrer o boil over, pode-se identificar alguns sinais característicos: 

1. Através da constatação da onda de calor: dirigindo um jato d’água na lateral do tanque incendiado, abaixo do nível do líquido, pode-se localizar a extensão da onda de calor, observando-se onde a água vaporiza-se imediatamente; 

2. Através do som (chiado) peculiar; 

3. Pouco antes de ocorrer a “explosão”, pode-se ouvir um “chiado” semelhante ao de um vazamento de vapor de uma chaleira fervendo.  

Ao identificar esses sinais, o bombeiro deve se comunicar imediatamente com o comandante das operações no local. Recebendo ordem de abandonar o local, todos devem se afastar rapidamente. 

Boil Over 


Nenhum comentário:

Postar um comentário