...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

30 outubro 2018

Hidrogênio - MCII – MANUAL DE COMBATE A INCÊNDIO EM INDÚSTRIAS

Hidrogênio 

É o mais leve dos gases, por isso difunde-se rapidamente; é inflamável, inodoro, incolor e altamente explosivo. 

Não é tóxico, porém, sufocante em ambiente confinado. 

É um gás de grande permeabilidade, o que exige especial cuidado com vazamento em roscas de conecções e válvulas, bastando um aumento de pressão no sistema muitas vezes é suficiente para forçar um vazamento. 

Todo vazamento de hidrogênio é um perigo em potencial; devido sua leveza, se dissipa rapidamente em locais ventilados e pelo fato de não ter cheiro, em geral só é percebido , quando ocorre a explosão. 

A ventilação deve ser intensa, de maneira a não oferecer oportunidade de acúmulo de gás nas partes altas dos prédios, junto ao forro. 

O hidrogênio é produzido pela decomposição eletrolítica da água. 

É um subproduto da produção do cloro, pela decomposição eletrolítica do cloreto de sódio e pela dissociação catalítica do vapor de água. 

Na decomposição eletrolítica da água, o hidrogênio e o oxigênio são produzidos simultaneamente e basta uma pequena quantidade de hidrogênio no oxigênio ou vice-versa para a produção de uma mistura altamente axplosiva, dai a necessidade de se ter o máximo cuidado. 

O hidrogênio é usado em maçarico para solda; hidrogenação de óleos vegetais, para transformá-los em gorduras sintéticas (produção de magarina); produção de gasolina sintética (hidrogenação de carvão pulverizado) etc. 

O hidrogênio, atualmente, é muito usado como agente de resfriamento nos grandes geradores, devido a pequena resistência que oferece a ação de sopro e a sua alta condutibilidade. 

Nestas instalações deve-se tomar os cuidados necessários para que a pressão interna dos geradores seja superior à atmosférica e que a pureza do hidrogênio seja mantida continuadamente. 

Nos locais de carregamento de baterias ácidas, devem ser tomados cuidados especiais quanto a ventilação, pois, durante esta operação de carga, existe o desprendimento de hidrogênio, podendo ocasionar explosões. 

Na produção de grandes quantidades de hidrogênio, recomenda-se o método da dissociação catalítica do vapor de água; pequenas quantidades, devem ser usadas em cilindros de aços com os mesmos cuidados relativos aos gases inflamáveis comprimidos. 

A adição de 16,5 partes de nitrogênio ou 10,2 de gás carbônico para uma parte de hidrogênio, torna-o inerte. 

Em proporções exatamente iguais com o cloro e em contato com a luz solar ou artificial ocorre uma explosão espontaneamente. 

 Reservatório de Hidrogênio em indústria 

Acondicionamento de cilindros em depósito de gases




Nenhum comentário:

Postar um comentário