...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

30 outubro 2018

Tática e técnica de combate a incêndio em gases inflamáveis - Proteção contra o Bleve - Bleve (Explosão de vapores expandidos em líquidos em ebulição) - MCII – MANUAL DE COMBATE A INCÊNDIO EM INDÚSTRIAS

Tática e técnica de combate a incêndio em gases inflamáveis 


Para todos os gases inflamáveis a tática e técnica de combate a incêndios são bastante semelhantes, podendo-se adotar os seguintes procedimentos: 


Os meios antincêndio podem ser empregados para duas finalidades 
substancialmente diferentes: 

1. Intervenção direta sobre o incêndio (ataque); 
2. Para proteger instalações, máquinas e equipamentos da indústria, ainda não atingidas pelo incêndio, a fim de evitar sua propagação (salvaguarda, isolamento). 

Neste caso pode ser considerado também o emprego dos meios, quando ainda não há incêndio, por tratar-se de perigo iminente. 


No que se refere ao emprego, os meios antincêndio, existentes nas indústrias podem ser: 

1. Para extinguir focos localizados; 
2. Para controlar e enfrentar incêndio de elevada propagação, em referência ao material que está queimando. 


Deve-se considerar ainda outras categorias: 

1. Para extinguir incêndio alimentado por gases inflamáveis, propriamente dito; 
2. Para extinguir incêndio que se tenha propagado para graxas, óleos minerais, vernizes, solventes etc.; 
3. Para extinguir incêndio que se tenha propagado por substância sólidas. 

Bleve (Explosão de vapores expandidos em líquidos em ebulição) 

É a explosão (liberação súbita de pressão) de vapor em expansão de um líquido com temperatura superior a seu ponto de ebulição através da passagem de líquido para vapor. Neste processo de expansão, é gerada a energia que agride a estrutura do recipiente, projetando os fragmentos e ocasionando a rápida mistura do gás com o ar (que dá por resultado uma bola de fogo característica). 


Proteção contra o Bleve 

Para proteger recipientes de explosões, deve-se resfriá-los com água, utilizando-se uma linha de proteção com jato d'água em forma de neblina, isolando o local de estranhos aos serviços de bombeiros e resfriando os recipientes de gases até que não seja mais necessário.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário