...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

30 outubro 2018

Extinção de incêndio em combustíveis sólidos - MCII – MANUAL DE COMBATE A INCÊNDIO EM INDÚSTRIAS

Extinção de incêndio em combustíveis sólidos


Na extinção de incêndio “classe A” (combustíveis sólidos) o método mais eficaz é o resfriamento. Isto não quer dizer que não se podem utilizar os outros métodos de extinção, tais como o abafamento e a retirada do material.

Combustível sólido 1


Para extinção de incêndio em combustíveis sólidos, como fardos de algodão, papéis, papelão prensado, juta etc., deve-se buscar a extinção através do uso de água.

Combustíveis Sólidos


Alguns materiais sólidos tendem a dificultar o acesso às chamas, pois estas adentram no corpo dos materiais, queimando em profundidade, portanto o uso de agente umectante (LGE) na água, deve ser utilizado como única forma de conter ou extinguir o incêndio, haja vista o alto custo do agente umectante.

A proporção desse agente umectante deve ser de 0,1 a 1% na pré mistura e deve ser aplicado com esguicho regulável ou universal. Nesta proporção há baixa tensão superficial (menor distância entre as moléculas de água), permitindo maior penetração em incêndios classe A.

Combustível sólido 2


Nenhum comentário:

Postar um comentário