...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

30 outubro 2018

Combate a incêndio em gases inflamáveis - MCII – MANUAL DE COMBATE A INCÊNDIO EM INDÚSTRIAS

Combate a incêndio em gases inflamáveis 

No ataque do fogo não podem ser usados, simultaneamente, os extintores e as linhas de ataque, porque o jato de água neutraliza a ação do agente extintor. 

O fogo em gases inflamáveis poderá, normalmente, localizar-se nas válvulas (por defeito de fechamento ou ruptura), nas tubulações (ruptura ou vazamento nos flanges de conexão), num reservatorio (ruptura) e também pode ser causado pela combustão de material não pertencente a instalação. 

Em resumo, verifica-se que a ação das linhas de ataque com jatos em forma de neblina é a forma mais adequada para se dissipar ou extinguir um incêndio em gases inflamáveis. 


Não obstante, o Comandante das operações deverá empenhar-se ao máximo para interromper o fluxo de gás e usar água para resfriar os recipientes. 

Caso o fluxo não possa ser interrompido, não extinguirá a chama, pois o gás não queimado criará rapidamente uma atmosfera explosiva. 


Se possível, remover o recipiente em chamas e levá-lo para um local seguro, ventilado, deixando-o queimar. 

Fogo localizado na válvula do cilindro de acetileno  


Nenhum comentário:

Postar um comentário