...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

30 outubro 2018

Gases nos sistemas de refrigeração - MCII – MANUAL DE COMBATE A INCÊNDIO EM INDÚSTRIAS

Gases nos sistemas de refrigeração 

Um líquido quando evapora, para se transformar em gás, absorve calor; o mesmo se verifica quando um gás comprimido se expande, e, inversamente, quando um gás se condensa em líquido ou é comprimido, ocorre o desprendimento de calor. 

A primeira parte deste princípio é utilizado para efeito de refrigeração. 

Cita-se neste manual a refrigeração, devido ao fato de existir entre os gases utilizados para esse fim, alguns que são muito inflamáveis ou tóxicos, e que podem durante os incêndios em indústrias ou oficinas provocar graves acidentes, pois nessas situações torna-se fácil ocorrer vazamentos nos equipamentos atingidos. 

A amônia é o gás mais utilizado pela refrigeração indústrial; funciona pelo sistema de compressor, como as demais substâncias empregadas na refrigeração. 

Este gás, não se incendeia com facilidade, entretanto, pode produzir misturas explosivas com o ar na proporção por volume de 16 a 25%. 

O perigo de explosão aumenta com a presença do hidrogênio como impureza no gás amônia devido a sua decomposição, ou dos óleos lubrificantes utilizados no equipamento; é um gás irritante. 

Podemos citar outros gases empregados na refrigeração, como o propano e o butano, gases inflamáveis, já referidos anteriormente. 


Com relação ao perigo que oferecem, os gases usados na refrigeração, são classificados em três grupos principais: 

Grupo I - Não inflamáveis e de baixa toxidade (dióxido de carbono, diclorodifluormetana, dicloromonofluormetana, diclorotetrafluormetana, diclorometana e tricloromonofluormetana); 

Grupo II - Moderadamente inflamáveis e tóxidos (amônia, dicloretileno, cloreto de etila, formiato de metila e dióxido de enxofre); 

Grupo III - Altamente inflamáveis, de baixa toxidade, porém sufocante (butano, etano, isobutano e propano). 

Muitos dos gases acima, na presença do fogo, decompõem-se e formam o fosgênio, o cloro e outras substâncias tóxicas. 

Em ocorrências desta modalidade deve-se ter cuidado para que os gases que venham escapar não escoem para o esgoto, estancando os possíveis vazamentos, providenciando boa ventilação no local e evitando as prováveis fontes de ignição. 

Além do equipamento de combate a incêndio, onde houver sistema de refrigeração indústrial, deve-se providenciar máscaras contra gases adequadas ao tipo de gás utilizado, ou aparelhos respiratórios. 

Reservatório de Gás Amônia



Nenhum comentário:

Postar um comentário