...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

30 outubro 2018

Acetileno - MCII – MANUAL DE COMBATE A INCÊNDIO EM INDÚSTRIAS

Acetileno 

O acetileno é um gás particularmente perigoso devido a sua instabilidade e inflamabilidade. Sua molécula é muito instável e pode decompor-se em seus átomos componentes, hidrogênio e carbono, liberando muita energia quando o gás é aquecido ou quando é submetido e elevações de pressão. O acetileno é explosivo em quase todas as proporções de mistura com o ar. 

É aplicado especialmente em serviços de soldagem e cortes de metais por meio do conjunto de oxiacetileno que comumente são encontrados em oficinas mecânicas e no complexo indústrial, fator importante para os profissionais do Corpo de Bombeiros que muitas vezes são acionados para atender ocorrências de natureza dada como incêndio e constatam cilindros em decomposição nesses locais, acarretando risco de morte. 

Destaca-se pelo desprendimento de muito calor em sua combustão e pelo seu peso específico, que é de 0,908 para o ar, (ar = 1) igual a um, portanto mais leve, podendo se acumular junto ao teto de uma edificação ou no poço de um elevador apresentando uma extensa faixa de inflamabilidade no ar, na proporção de 2,3 a 80%, sendo um gás extremamente perigoso. 

O acetileno 100% puro, é inodoro, mas o gás comercial tem um cheiro acentuado, semelhante ao do alho, devido principalmente às suas pequenas impurezas como fosfina e de gás sulfídrico. 

Queima com uma chama intensamente quente, luminosa e enfumaçada. 

Não é tóxico, mas como qualquer outro gás, quando se apresenta em altas concentrações, torna os pulmões privados de oxigênio causando asfixia. 

Entretanto, com o limite menor de inflamabilidade no ar (2,3%), em caso de vazamento, o perigo da explosão aparecerá, muito antes de surgir o risco da sufocação (asfixia). 

O gás acetileno transforma-se em narcótico, provocando sonolência e perda dos sentidos. 

Provavelmente os principais sintomas e conseqüências a partir da inspiração do acetileno são: vertigens, cefaléia, indisposição estomacal, e dificuldades respiratórias. 

O contato do acetileno com metais como cobre, prata e mercúrio, deve ser rigorosamente evitado, devido à formação de acetiletos desses metais, que são compostos químicos altamente explosivos. 

Exemplo de uma possível formação de acetileto é o processo de solda prata, na manutenção das canalizações de acetileno e ligas de latão com alta percentagem de cobre, em componentes de um sistema para acetileno. 

A mistura de acetileno com flúor ou cloro pode explodir, quando expostos à luz solar. 

O acetileno é ainda incompatível com o neoprene. 

A queda, o impacto direto sobre o cilindro, ou ainda a queda do gerador pode ocasionar uma explosão. 

 Conjunto oxiacetileno 

 Armazenamento de cilindros de acetileno 

 Execução de serviço de corte e solda utilizando conjunto oxiacetileno 

Cilindro de acetileno em chamas  


Dispositivo de segurança do cilindro de acetileno 

Alguns cilindros de acetileno nacionais são equipados com dispositivos de segurança que liberam o gás em situações anormais de elevações de temperatura, como no caso de um incêndio, por exemplo. Estes dispositivos de segurança, denominados bujões fusíveis ou plug-fuzível constituídos de uma liga de chumbo, estanho e bismuto, funde-se a uma temperatura em torno de 100ºC. 

O acetileno é produzido, reagindo-se o carbureto do cálcio com água, em geradores próprios para esta finalidade, obtendo-se também hidróxido do cálcio (cal do carbureto) como subproduto, numa roporção de aproximadamente 10% dos sólidos e 90% da água. 

A reação química é do tipo exotérmica (reação que gera calor) e se apresenta da seguinte forma química: CaC2 + H2O .. C2H2 + Ca (OH)2. 

O acetileno assim gerado é posteriormente resfriado, purificado, comprimido e finalmente acondicionado em cilindros apropriados. 

O cilindro de acetileno pode ser reconhecido através da cor bordô de todo seu corpo ou apenas da ogiva (gargalo) 

Dispositivo de segurança do cilindro de acetileno 



2 comentários:

  1. Bom dia, Oswaldo, tudo bem?
    Em casos de incêndio, é perigoso se aproximar do cilindro de acetileno para desrrosquear a sua válvula e impedir a continuidade das chamas? Já combati incêndio em cilindro de acetileno (sou BM) e o procedimento foi resfriar continuamente enquanto ele vazava e, após algum tempo, separar os cilindros do conjunto oxiacetileno e retirar a válvula, já que não tinha como interromper o fluxo devido o registro está derretido.
    Desde já, obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Bravo Isaac...
    O procedimento está correto, uma vez o resgistro estando aberto, não há como manunsea-lo, pois se o fizer, visto que há o fogo, esse com certeza fará ligação com o interior do cilindro assim que houver a desconexão da válvula propiciando a queima do combustível e a explosão do cilindro. A caneta usada no conjunto (válvula, mangueira e caneta), essa tem a finalidade de não deixar engolir o fogo, isso é, ela faz a intermediação entre o fogo e o cilindro. Por isso que iniciei dizendo que o procedimento foi corretíssimo... Abração e obrigado pela visita...

    ResponderExcluir