...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

30 outubro 2018

Expansão dos gases - MCII – MANUAL DE COMBATE A INCÊNDIO EM INDÚSTRIAS

Expansão dos gases 

Todos os gases acondicionados em recipientes fechados, quando aquecidos, aumentam o volume; por este motivo os recipientes que os contém são dotados de válvula de segurança, capaz de liberar a pressão interna e evitar sua ruptura (ou explosão). 

 Válvula de segurança do cilindro de acetileno 

Mecanismo de alívio de pressão  

A válvula de segurança pode ser confeccionada por um disco que se rompe a uma determinada pressão ou um dispositivo de metal que se funde a uma determinada temperatura ou por um engenho automático de alivio de pressão. 

É muito mais provável uma explosão do recipiente contendo gás em razão da exposição às chamas em um incêndio ou qualquer fonte de calor do que uma explosão do gás exposto á atmosfera. 

De todos os gases inflamáveis os mais utilizados são os destilados do petróleo. 

Entre os produtos obtidos na refinação do petróleo, estão os compostos de carbono e hidrogênio (hidrocarbonetos), com moléculas constituídas de 3 ou 4 átomos de carbono e que são denominados quimicamente: propano, propeno, butano, isso-butano e buteno. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário