VIATURAS
E EQUIPAMENTOS DE SALVAMENTO E COMBATE A INCÊNDIOS EM AERONAVES E AEROPORTOS
A possibilidade de um acidente
aeronáutico acontecer nas cercanias de um aeroporto é bem maior do que em outro
local, devido às constantes operações de pouso e decolagem, às manutenções de
rotina e também às operações de abastecimento.
Quando uma aeronave se envolve
em um acidente, a probabilidade de ocorrer um incêndio fica aumentada, pois a
quantidade de combustível presente no local normalmente é grande, além da
presença de inúmeros lubrificantes e fluidos hidráulicos, bem como dos próprios
materiais combustíveis utilizados na construção da aeronave.
Por essa razão, os veículos utilizados
nas operações de resgate e combate a incêndios em aeronaves devem estar em
condições de intervir rápida e eficientemente nessas ocorrências e serem
dotados de todos os equipamentos necessários a essas operações.
Veículos
de Salvamento e Combate a Incêndios
Um incêndio em aeronave é um grande
desafio para o pessoal envolvido nas operações de salvamento de vítimas e
combate às chamas, pois o incêndio em um avião produz altas temperaturas em um
curto espaço de tempo, além de envolver extensas áreas, devido à presença de
uma grande quantidade de combustível derramado.
Os veículos utilizados nas operações de
salvamento e combate a incêndios em aeronaves e aeroportos devem ter como uma
de suas principais características poder descarregar adequadas quantidades de
agente extintor em um curto período de tempo.
Portanto, os aeródromos deverão ser
dotados de carros contra-incêndio especialmente projetados que atendam ao nível
de proteção requerido para a categoria do aeródromo.
Pelas normas do Comando da Aeronáutica,
os carros contra-incêndio são classificados em dois tipos: Agentes Combinados
(AC) e Ataque Principal (AP).
Os carros contra-incêndio (CCI) do tipo
Agentes Combinados são aqueles cuja quantidade de agentes extintores estejam enquadrados
conforme a Tabela 1.
DESIGNAÇÃO ÁGUA (Litros) EFE (Litros) PÓ
BC (kg)
Os carros contra-incêndio (CCI) do tipo
Ataque Principal são aqueles cuja quantidade de agentes extintores esteja
enquadrada conforme a Tabela 2, abaixo.
O número mínimo de carros contra-incêndio
necessários para prover um aeródromo e aplicar com eficácia os agentes
extintores nas quantidades especificadas para cada categoria de aeródromo deve
estar de acordo com a Tabela 3.
CATEGORIA
DO AERÓDROMO NÚMERO MÍNIMO DE CCI
Os Carros Contra Incêndio são capazes de
aplicar os agentes extintores por diversos meios, dentre os quais ressaltamos
aqueles mais usuais: canhões de espuma, existentes na sua parte superior;
mangueiras de incêndio e mangotinhos e ainda por esguichos especiais
localizados na parte inferior da superestrutura.
Para uma grande aplicação de agente
extintor, durante uma operação de extinção de incêndio, as viaturas deverão
estar dotados de um ou mais canhões de espuma.
Esses canhões, normalmente, estão
instalados sobre as cabinas dos veículos e podem ser operados tanto manualmente
quanto por controle remoto e são capazes de descarregar os agentes extintores
em jatos de diversos tipos e formas.
O agente extintor do tipo pó BC, que
utiliza normalmente o nitrogênio como agente expelente, é aplicado por meio de
pistolas especiais conectadas a mangotinhos resistentes a altas pressões.
Com a finalidade de auxiliar nas
atividades de salvamento e combate a incêndios em aeronaves e aeroportos,
viaturas utilizadas nas rotinas diárias de um Corpo de Bombeiros poderão ser
adaptadas para prestar serviços em um aeroporto. As modernas viaturas
projetadas para as atividades rotineiras de combate a incêndios poderão ser
dotadas de um sistema proporcionador de espuma, bem como de um canhão lançador
e assim estarem em condições de serem empregadas em aeroportos, sem maiores
problemas.
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