O
avião e seus componentes
O avião é um veículo mais pesado que o
ar, impulsionado por um ou mais motores e destinada ao transporte de pessoas,
cargas ou ambas, e compõe-se, basicamente, das seguintes partes: a asa, a
fuselagem, a empenagem, o trem de pouso, a fonte propulsora ou grupo
moto-propulsor e os sistemas.
A
asa
É uma superfície plana, horizontal, é o
principal aerofólio do avião, sendo a grande responsável pela sustentação do
peso da aeronave durante o vôo, ou seja, sua função principal é manter o avião
no ar.
A asa também exerce algumas funções
secundárias, tais como: alojamento do trem de pouso, dos tanques de
combustível, equipamentos para medição e fotografia, armamentos, berço dos
motores, etc.
A parte da frente da asa que primeiro
entra em contato com os filetes de ar é chamada de Bordo de Ataque e a parte
traseira por onde o vento escoa, é chamada Bordo de Fuga.
Classificação
dos aviões quanto à asa
- Quanto ao número de asas, os aviões
podem ser monoplanos ou biplanos (Figura 10);
- Quanto à forma em planta, as asas podem
ser retangulares, trapezoidais, elípticas, “em delta”, etc.
A
fuselagem
A fuselagem é a parte do avião onde estão
fixadas as asas e a empenagem. Ela aloja os tripulantes, os passageiros e as
cargas; contém ainda os sistemas do avião e, em muitos casos, o trem de pouso,
o motor, etc.
A
empenagem
A empenagem é um conjunto de superfícies
destinadas a estabilizar o vôo do avião. É basicamente a cauda da aeronave. Ela é presa à parte posterior da
fuselagem e tem por finalidade proporcionar a estabilidade do avião em vôo e
mudanças de direção (superfície vertical) e altitude (superfície horizontal).
O
trem de pouso
O trem de pouso ou de aterragem é o
conjunto das partes do avião, destinadas a apoiá-lo no solo, sendo ainda
responsável por amortecer os impactos do pouso, frear o avião e controlar a
direção no taxiamento ou manobras no solo.
Quanto à sua mobilidade, o trem de pouso
pode ser fixo, retrátil ou escamoteável.
Normalmente, o trem de pouso é recolhido
por meio de um mecanismo hidráulico ou elétrico, ou então por um sistema manual
de emergência. Logo após o piloto acionar uma chave ou alavanca para baixar o
trem, acende-se uma luz no painel para cada “perna” do trem de pouso, avisando
que elas estão baixadas e travadas.
A luz do painel não acender, caracteriza
uma emergência e nesse caso, as viaturas deverão se posicionar na pista para
qualquer emergência durante o pouso.
O
grupo moto-propulsor
O grupo moto-propulsor serve para
produzir a tração necessária para vencer a resistência do ar. É constituído
pelo conjunto motor mais hélice, quando o motor for convencional (a pistão) ou
turbo-hélice, e somente motor, quando ele for a reação (turbina).
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