Diferença
entre Aeródromo e Aeroporto
Entende-se por aeródromo a área definida
sobre a terra ou água, destinada à chegada, partida e movimentação de
aeronaves.
Aeroporto é todo aeródromo público,
dotado de instalações e facilidades para o apoio de operações de aeronaves,
embarque e desembarque de pessoas e cargas.
Comunidade
Aeroportuária
É um grupamento de pessoas, físicas ou
jurídicas, que de alguma forma estejam realizando atividades ligadas ao
transporte aéreo.
Principais
Instalações Aeroportuárias
Entende-se como instalações
aeroportuárias o conjunto de dependências, equipamentos ou áreas localizadas no
aeródromo, onde serão desenvolvidas as diversas atividades voltadas à
infra-estrutura aeroportuária.
Pistas
de pouso e decolagem
Pista de pouso e decolagem é uma área
retangular definida, em um aeródromo terrestre, preparada para o pouso e
decolagem de aeronaves. Os bombeiros devem observar atentamente a
movimentação das aeronaves nas pistas de pouso e decolagem, pois normalmente as
aeronaves são direcionadas para o pouso ou decolagem no sentido contrário ao do
vento. Nos casos em que a movimentação das
aeronaves é norma deve haver uma comunicação com os controladores de vôo antes
de ingressar com a viatura na pista.
Numeração
das pistas de pouso e decolagem
A numeração das pistas de pouso e
decolagem indica a direção ou o rumo magnético em que as pistas estão situadas.
Essa numeração é feita tirando-se o zero da indicação em graus da orientação da
pista. Assim, se a pista está no rumo de 160 graus, a sua designação será de
pista 16. A cabeceira oposta terá o número 34, pois no sentido contrário a
pista estará no rumo de 340 graus (somam-se 180 graus aos 160 já mencionados).
Em uma pista que está exatamente na direção
norte para o sul, a cabeceira norte terá o número 18 (180 graus) e a sul o
número 36 (360 graus). Quando um avião toma a posição nesta última cabeceira
para iniciar a corrida para a decolagem, a sua bússola estará indicando o rumo
de 360 graus ou Norte. Se a decolagem for feita da cabeceira norte (pista 18),
a bússola estará marcando 180 graus ou Sul. Da mesma maneira, uma pista situada
na posição leste para o oeste, como a do Aeroporto Internacional de Guarulhos,
por exemplo, terá os números 09 (090 graus) e 27 (270 graus).
Quando houver mais de uma pista, situadas
uma ao lado da outra, seguindo a mesma direção, seus números serão iguais, e a
distinção entre elas será feita com o acréscimo de letras aos números. Essas
letras são “L” (Left), para designar a pista da esquerda, e “R” (Right), para
designar a pista da direita, e “C” (Center) na pista do centro, no caso de três
pistas paralelas.
Luzes
aeronáuticas de superfície
Luzes aeronáuticas de superfície são
aquelas especialmente instaladas no aeródromo e na sua pista, para servirem de
auxílio à navegação aérea.
Terminal
de passageiros
É o local do aeroporto dotado de
instalações específicas, onde o passageiro se habilita para viagem.
Terminal
de carga aérea
É o conjunto de áreas cobertas ou
descobertas do aeroporto, especificamente delimitadas para o recebimento,
guarda, armazenagem, controle, movimentação e entrega da carga transportada ou
a transportar por via aérea.
Depósito
de combustível de aviação
É o conjunto de instalações fixas,
compreendendo tanques, equipamentos e edifícios de administração e manutenção,
com a finalidade de receber, armazenar e distribuir os combustíveis de aviação
e dotados de sistemas de proteção contra-incêndio.
Casa
de força
Instalação fixa, destinada à guarda do(s)
grupo(s) gerador (es), subestação e painéis de controle de luz e força
auxiliares do aeroporto.
Seção
contra-incêndio
É um Posto de Bombeiros localizado
próximo a pista de um aeroporto de forma a poder atender rapidamente às
emergências aeronáuticas, dotada de instalações específicas (sistema de
comunicações, reserva de água para fins de proteção contra-incêndio, etc.) que abriga
os carros de combate a incêndio e o pessoal que os opera.
Outros
Além das acima mencionadas, podem-se
citar ainda como instalações aeroportuárias os hangares, os depósitos, as
comissárias, as edificações em geral, os sistemas e equipamentos de proteção ao
vôo, os almoxarifados, o sistema viário, as áreas verdes e demais instalações
relacionadas com a infra-estrutura aeronáutica, que devem ser protegidas por
facilidades e instalações de proteção contra-incêndio apropriadas.
Categoria Requerida de Aeródromos
A categoria requerida de aeródromos ou simplesmente categoria de um aeródromo é uma classificação numérica ou alfanumérica que se baseia no grau de risco peculiar ao aeródromo e que corresponde a um determinado nível de proteção contra incêndio requerido.
O nível de proteção contra-incêndio requerido para um aeródromo está relacionado com as dimensões das aeronaves regulares que o utilizam, bem como com a freqüência de operação dessas aeronaves em um período de tempo preestabelecido, e será expresso por uma classificação numérica, obtida a partir da avaliação da categoria das aeronaves e do número de movimentos destas.
Para os aeródromos operados exclusivamente por aeronaves de asas rotativas (helipontos elevados ou de superfície) a categoria requerida do aeródromo será igual à do maior helicóptero em operação.
Aeródromos exclusivamente militares
Nos aeródromos exclusivamente militares, a categoria requerida será determinada, considerando-se, também, as peculiaridades da atividade aérea ali existente.
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