HELICÓPTEROS
São aeronaves de asa rotativa, a qual,
sua sustentação se dá devido o giro do rotor principal, podendo pousar e
decolar em pequenas áreas, num eixo vertical ou inclinado em qualquer direção.
Principais
características
É uma aeronave construída em alumínio,
titânio e compostos de magnésio, sendo que as hélices do rotor principal
funcionam como asas e o rotor traseiro funciona como leme, podendo o motor ser
a pistão ou turbina.
Seus tanques de combustível podem ter
capacidade que varia de 280 a 4000 litros, e podem ser Internos (embaixo do
compartimento de carga) ou Auxiliares (localizados dentro da cabine, na seção
traseira ou externos).
PERIGOS
A maior probabilidade de acidente ocorre
durante as operações de pouso e decolagem, existindo um grande risco de toque
dos rotores em algum obstáculo.
PRINCIPAIS RISCOS
Como
regra geral, podemos descrever os seguintes riscos em um helicóptero
•
Diminuição da distância (altura) entre o solo e o disco do rotor principal:
- Abertura dos esquis ou afundamento;
- Quebra ou afundamento no solo de um dos
trens de pouso;
- Pouso em terrenos inclinados;
- Pouso em locais sem firmeza do solo;
- Vento forte (pode se aproximar até 1,3
m do solo).
• Perda
de controle próximo ao solo:
Pode ocasionar queda da aeronave, contato
com os rotores em movimento e incêndio.
• Velocidade
de rotação dos rotores:
Os rotores são difíceis de serem
visualizados causando a ilusão de estarem “invisíveis”, principalmente os rotores
de cauda, que giram a razão de sete vezes em relação ao rotor principal.
ÁREA
DE SEGURANÇA:
É uma área livre de obstáculos, com
diâmetro equivalente a duas vezes a distância entre a cauda e o disco de
rotação do rotor ou entre as extremidades opostas dos discos dos rotores
principais, para as aeronaves com dois rotores.
OPERAÇÕES
DE SALVAMENTO E COMBATE A INCÊNDIO
A prioridade em caso de acidente é o
salvamento de vítimas, sendo essencial para o salvamento de tripulantes e
passageiros o controle da área em chamas.
ACIDENTES
SEM INCÊNDIO
Em caso de queda da aeronave, sem
incêndio, todo combustível derramado deve ser coberto por espuma, observando e
tomando cuidado com os motores e materiais aquecidos.
Durante a operação de evacuação e
resgate, deve ser mantido um bombeiro a postos com uma linha, com esguicho de
neblina.
Desligar bateria, sistema de combustível
hidráulico, caso não tenha sido desligado pelo piloto.
ACIDENTES
COM INCÊNDIO
No caso de acidente da aeronave com
incêndio deve-se controlar o fogo nos líquidos inflamáveis derramados,
permitindo a aproximação e atacar o fogo na área da cabina, procurando obter o
controle rapidamente e dentro do possível efetuando a aproximação do fogo com o
vento pelas costas, sendo a aplicação dos agentes extintores determinada pela
localização dos ocupantes e pelas chamas.
Para efetuar o salvamento dos ocupantes a
melhor forma é pelas portas, para isso deve ser aberta uma ventilação na cabina
rapidamente, a fim de evitar a asfixia de seus ocupantes.
Enquanto durar a evacuação dos ocupantes
um bombeiro com uma linha, com esguicho de neblina, deve ser mantido a postos,
mesmo após a extinção das chamas.
Havendo fogo na nacele do motor, a mesma
deverá ser inundada com espuma/neblina ou halon, através das janelas de
inspeção e não se deve abrir de imediato a carenagem do mesmo, sob o risco de
provocar a reignição das chamas, por causa da renovação do ar (rico em
oxigênio) diminuir a concentração do agente extintor.
Toda a abertura de bagageiros ou
compartimentos de carga deverá ser realizada com cuidado, evitando-se a
abertura total e rápida de suas respectivas portas, por causa da possibilidade
de haver fogo lento no interior delas. Os helicópteros militares podem ser
armados com canhões metralhadores fixos e/ou móveis, casulos de foguetes
laterais, miras laser e flair, exigindo os mesmos cuidados quanto ao
posicionamento das equipes de bombeiros e das viaturas.
INFORMAÇÕES
NECESSÁRIAS E IMPORTANTES A CONHECER
As equipes de bombeiros devem possuir
alguns conhecimentos técnicos e características dos helicópteros para uma
atuação eficiente, como:
- Área de corte na fuselagem;
- Abertura de portas;
- Procedimentos de desligamento de
baterias e sistema elétrico;
- Corte do abastecimento de combustível
dos tanques para as tubulações;
- Conhecer os diversos tipos de
helicópteros;
- Helicópteros de grande porte podem
possuir APU, sistema de oxigênio de emergência, sistema fixo de extinção de
fogo nos motores e bagageiros, sistema de flutuante inflável para emergências,
guincho, etc.; as equipes devem conhecer a área de operação dos helicópteros.
PROCEDIMENTOS
As equipes de bombeiros devem
posicionar-se sem ultrapassar o limite de segurança, enquanto aguardam a parada
total dos rotores. Em caso de princípio de incêndio com os rotores girando,
usa-se o canhão monitor ou linha de apoio respeitando a área de segurança.
ABORDAGEM
COM MOTOR EM FUNCIONAMENTO:
- Ter em mente o perigo do rotor de
cauda, jamais passar próximo ao mesmo;
- Se aproximar sempre a vista do piloto
(aguardar sua sinalização);
- Em terreno desnivelado sempre se
aproximar pelo declive e nunca pelo aclive;
- Para embarcar ou desembarcar, combater
incêndios ou proceder a um salvamento em helicópteros com o motor em
funcionamento, deve-se penetrar perpendicularmente em relação ao eixo do seu
comprimento;
- Esta penetração deve ser feita agachado
nos aparelhos que têm rotor principal baixo;
- Equipamentos carregados horizontalmente
e abaixo do nível da cintura;
- Prender pedaços soltos de roupa.
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