INTRODUÇÃO
No mundo moderno a aviação tornou-se um
meio de transporte corriqueiro, o que gerou sobre as cidades um grande número
de aeronaves em vôo, desde helicópteros transportando executivos até grandes
aeronaves comerciais transportando cargas e passageiros.
Com esse crescimento da aviação e devido
a suas características específicas, e com a possibilidade de ocorrer um
acidente ou incidente aeronáutico, em algum lugar a qualquer momento, surgiu a
necessidade de uma especialização dos serviços de bombeiros no salvamento e
combate a incêndios em aeronaves.
Os serviços contra-incêndio nos
aeroportos foram criados para darem uma pronta resposta no caso da ocorrência
de um acidente ou incidente aeronáutico em um aeródromo, buscando-se, assim, preservar
a vida humana e minimizar os danos ao patrimônio eventualmente envolvido.
Com os avanços da aviação criou-se um
serviço de proteção ao vôo que pudesse proporcionar um crescimento seguro e
ordenado da aviação, e por se tratar de um assunto de interesse internacional,
foi criado um organismo internacional para regular o assunto a International
Civil Aviation Organization (ICAO) ou Organização de Aviação Civil
Internacional (OACI), sediada na cidade de Montreal, Canadá.
Dentre os diversos documentos emitidos
pela OACI, voltados para os mais variados setores da aviação, tem interesse
para as atividades de salvamento e combate a incêndios em aeronaves e
aeroportos, primeiramente, o Anexo 14 à Convenção, que trata das normas e dos
métodos recomendados aos aeródromos. Este documento, em seu Capítulo 9,
Serviços de Emergência e outros Serviços, fixa as orientações básicas
relacionadas à atividade contra-incêndio em aeródromos, por meio de normas e
recomendações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário