...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

18 outubro 2016

SPRINKLERS DE PAREDE DE COBERTURA PADRÃO - Áreas de operação e espaçamentos máximos - POSIÇÃO DO DEFLETOR - ORIENTAÇÃO DO DEFLETOR - DIMENSIONAMENTO DE REDES DE SPRINKLERS - RICARDO JORGE VAZ DA SILVA - Porto-Portugal

SPRINKLERS DE PAREDE DE COBERTURA PADRÃO

A determinação da área de operação de cada sprinkler pode ser determinada da seguinte forma:

- Ao longo da parede. Determinar a distância entre sprinklers ao longo da parede (ou até à parede, no caso do último sprinkler no sub-ramal) a montante e próxima. Escolher a maior de entre as duas dimensões: o dobro da distância até à parede final ou a distância até ao próximo sprinklers. Esta dimensão é definida como S.
- De um lado ou outro da divisão. Determinar a distância do sprinkler à parede oposta ao sprinkler ou até ao ponto médio da divisão, quando houver sprinklers em duas paredes opostas. Esta dimensão fica definida como L.

A área de operação do sprinkler fica assim definida como o produto de S por L.

A máxima área de operação permitida por sprinkler (AS) deve estar de acordo com os valores indicados no Quadro 4.8. A área máxima de operação nunca deverá exceder 18,2m².




A distância máxima permitida entre sprinklers deve ser medida ao longo do sub-ramal, acompanhando a sua inclinação, se houver.

Devem ser instalados ao longo de uma única parede de acordo com os valores máximos de espaçamento indicados no Quadro 4.8.

A distância máxima entre um sprinkler na extremidade do sub-ramal e a parede perpendicular à parede do sub-ramal deve ser metade da distância permitida entre sprinklers conforme indicado no Quadro 4.8. A distância deve ser medida perpendicularmente à parede.

A distância mínima entre um sprinkler na extremidade do sub-ramal e a parede perpendicular à parede do sub-ramal deve ser de 102mm. A distância deve ser medida perpendicularmente à parede.

A distância mínima entre sprinklers deve ser de 1,8 m.


POSIÇÃO DO DEFLETOR

A distância entre o defletor de um sprinkler de parede e o teto deve ser no máximo de 152mm e no mínimo de 102mm. Os defletores de parede devem estar entre 100 e 150mm das paredes nas quais estão instalados.


ORIENTAÇÃO DO DEFLETOR


Os defletores devem ser alinhados paralelamente a tetos ou telhados. Quando instalados sob um teto inclinado, os sprinklers de parede devem ser localizados no ponto mais alto da inclinação e posicionados para descarregar para baixo, ao longo da inclinação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário