...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

19 outubro 2016

REGRAS GERAIS DE ESPAÇAMENTO, LOCALIZAÇÃO E POSIÇÃO DOS SPRINKLERS - Cálculo de área de operação de sprinkler com espaçamento normal (esquerda) e com espaçamento intercalado (direita) - DIMENSIONAMENTO DE REDES DE SPRINKLERS - RICARDO JORGE VAZ DA SILVA - Porto-Portugal

REGRAS GERAIS DE ESPAÇAMENTO, LOCALIZAÇÃO E POSIÇÃO DOS SPRINKLERS

Os pontos seguintes não dispensam a consulta da respetiva norma com vista à cobertura de todos os casos e exceções impossíveis de conseguir retratar com clareza neste presente trabalho dada a sua extensão. Foi dada especial atenção aos sprinklers de posicionamento vertical e de parede, e nomeadamente para a dimensão de situações que são necessários o estudo na aplicação ao projeto. De igual modo, não é dispensada a consulta da norma NFPA 13 [9].



Assim, a determinação da área de operação de um sprinkler é efetuada da seguinte forma:

- Ao longo dos sub-ramais: determinar a distância entre sprinklers (ou até à parede ou obstrução no último sprinkler no sub-ramal) a montante e próxima. Escolher a maior de entre as duas dimensões: o dobro da distância até a parede ou obstrução, ou a distância até ao sprinkler seguinte, é definida como S (figura 4.10.).

- Entre sub-ramais: determinar a distância perpendicular até ao sprinkler instalado no sub-ramal adjacente (ou até à parede ou obstrução no caso do último ramal) em cada lado do sub-ramal na qual o sprinkler em questão está posicionado. Escolher a maior de entre as duas dimensões: o dobro da distância até à parede ou obstrução, ou a distância até ao próximo sprinkler. Esta é definida como D (figura 4.10.).



A área de proteção do sprinkler fica calculada pelo produto da dimensão S pela dimensão D:



A área máxima de operação por qualquer sprinkler não deve exceder os 36 m².

A distância máxima entre sprinklers deve ser baseada nos seguintes 3 pressupostos: a distância máxima permitida entre sprinklers deve basear-se na distância entre sprinklers no mesmo sub-ramal ou em sub-ramais adjacentes; a distância máxima deve ser medida ao longo da inclinação do teto; a distância máxima permitida entre sprinklers deve estar de acordo com o valor indicado para cada tipo e estilo de sprinkler.


A distância máxima dos sprinklers às paredes não deve exceder metade da distância máxima permitida entre sprinklers. A distância da parede ao sprinkler deve ser medida perpendicularmente à parede. A distância mínima dos sprinklers às paredes deve estar de acordo com o valor indicado para cada tipo e estilo de sprinklers. A distância da parede aos sprinklers deve ser medida perpendicularmente à parede. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário