...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

06 outubro 2016

ALTERAÇÕES NAS CURVAS CARACTERÍSTICAS DE BOMBAS - CONCEITO - ALTERAÇÃO DA ROTAÇÃO DA BOMBA - VAZÃO - PRESSÃO - POTÊNCIA - TABELA 3 - COEFICIENTES DE VARIAÇÃO DA ROTAÇÃO DA BOMBA DE 3.500 rpm PARA: - VARIAÇÃO DA ROTAÇÃO - VARIAÇÃO DA VAZÃO - VARIAÇÃO DA PRESSÃO - VARIAÇÃO DA POTÊNCIA DO MOTOR - ALTERAÇÃO DO DIÂMETRO DO ROTOR - VAZÃO - ALTURA - POTÊNCIA - MUDANÇA DO TIPO DE FLUIDO BOMBEADO - TEMPO DE VIDA ÚTIL DA BOMBA - MANUAL DE HIDRÁULICA BÁSICA - MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS MECÂNICOS


ALTERAÇÕES NAS CURVAS CARACTERÍSTICAS DE BOMBAS

1. CONCEITO: Como vimos anteriormente, as curvas características apresentam mudanças sensíveis de comportamento em função de alterações na bomba e no sistema, é importante saber quais os fatores que a influenciam, e quais suas consequências. Assim sendo, temos:

A. Alteração da rotação da bomba:

A.1 Vazão : Varia diretamente proporcional a variação da rotação :


A.2 Pressão: Varia proporcional ao quadrado da variação da rotação:



A.3 Potência: Varia proporcional ao cubo da variação da rotação:


Onde:




TABELA 3:


  
A.4 EXEMPLO: Uma bomba que funciona a 3500 rpm, fornecendo Q1 = 20m³/h, H1 = 60 mca, N1 = 15 cv, precisará operar em 2750 rpm, que resultados podemos esperar?

Variação da rotação: N1 - No = 3500 - 2750 = 750 rpm



Variação da vazão:



Portanto, a vazão variou:




É o mesmo percentual de variação da rotação pois são proporcionais.

Variação da pressão:



Variação da potência do motor:



Portanto, os valores corrigidos funcionando com 2750 rpm, são:

Q1= 15,71 m³/h
H1= 37,04 mca
N1= 7,27 cv


B. Alteração do diâmetro do(s) rotor(es): Assim como a alteração da rotação, a alteração do diâmetro dos rotores condiciona a uma certa proporcionalidade com Q, H e N, cujas expressões são:


B.1 Vazão: Varia diretamente proporcional ao diâmetro do rotor :



B.2 Altura: Varia proporcional ao quadrado do diâmetro do rotor:



B.3 Potência: Varia proporcional ao cubo do diâmetro do rotor:



Onde: Do = Diâmetro original do rotor e D1 = Diâmetro alterado, ambos em mm.

Deve-se considerar também, que há certos limites para diminuição dos diâmetros dos rotores, em função principalmente da brutal queda de rendimento que pode ocorrer nestes casos. De modo geral os cortes (usinagem) em rotores podem chegar a, no máximo, 20% do seu diâmetro original.


C. Mudança do tipo de fluido bombeado: Tendo em vista que a maior parte das bombas SCHNEIDER são projetadas exclusivamente para trabalho com águas limpas, ou águas servidas de chuvas e rios, não nos aprofundaremos neste item visto que qualquer aplicação fora das especificações de fábrica são de exclusiva responsabilidade do usuário. A exceção dos modelos BCA-43, para uso com proporção de 70% água e 30% chorume, BCS 350 para sólidos em suspensão de no máximo 20% em volume oriundos de esgotos sanitários e BC-30 para algumas soluções químicas sob prévia consulta, a fábrica não dispõe de testes com os chamados fluidos não newtonianos (não uniformes) tais como, pastas, lodos e similares viscosos. No entanto, convém salientar que, qualquer bomba centrífuga cuja aplicação básica seja para água limpa, ao bombear fluidos viscosos apresenta um aumento do seu BHP, e redução da AMT e da vazão indicadas originalmente nas curvas características;


D. Tempo de vida útil da bomba: Com o decorrer do uso, mesmo que em condições normais, é natural que ocorra um desgaste interno dos componentes da bomba, principalmente quando não existe um programa de manutenção preventiva para a mesma, ou este é deficiente. O desgaste de buchas, rotores, eixo e alojamento de selos mecânicos ou gaxetas fazem aumentar as fugas internas do fluido, tornando o rendimento cada vez menor. Quanto menor a bomba, menor será o seu rendimento após algum tempo de uso sem manutenção, pois, a rugosidade, folgas e imperfeições que aparecem são relativamente maiores e mais danosas que para bombas de maior porte. Portanto, não se deve esperar o desempenho indicado nas curvas características do fabricante, sem antes certificar-se do estado de conservação de uma bomba que já possua um bom tempo de uso.




Nenhum comentário:

Postar um comentário