1.9 Comunicação interna sobre biossegurança e proteção da vida
• Propor diretrizes para a comunicação interna,
que deverá priorizar, antes mesmo do retorno às atividades presenciais, a
ênfase na valorização da vida e na adoção de boas práticas de higiene das mãos,
etiqueta respiratória e biossegurança.
• Difundir informações relativas à execução das
atividades educacionais durante o período de suspensão das aulas presenciais e
após a sua retomada.
• Promover debates e estratégias de divulgação
on-line sobre biossegurança, saúde e proteção no contexto da Covid-19.
• Orientar a comunidade escolar para identifi
car e denunciar FakeNews sobre a transmissão do vírus.
• Disponibilizar as orientações para confecção
de máscaras não cirúrgicas de acordo com as orientações da OMS.
• Postar sinais de advertência em locais
visíveis que promovam medidas protetoras adequadas (tais como: imagens sobre a
transmissão do vírus, adequada higienização das mãos, etiquetas de tosse e
espirro e uso obrigatório de cobertura do rosto).
• Orientar que se evite, ao máximo, encostar em
superfícies de alto toque em locais públicos (botões do elevador, maçanetas,
corrimãos).
• Orientar que se evite tocar nos olhos, nariz
e boca.
• Orientar que se evite, ao máximo, a
manipulação de dinheiro e dispositivos móveis
ou eletrônicos.
• Orientar que se evitem contatos próximos,
como abraços, beijos e apertos de mão.
• Orientar que, especialmente nos
momentos-chave, se deve fazer lavagem correta das mãos, da face e dos óculos:
depois de assoar o nariz, tossir ou espirrar; antes, durante e depois de se
alimentar; depois de usar o banheiro; depois de tocar no lixo; antes e depois
do turno de trabalho; antes e depois dos intervalos de trabalho; depois de
tocar em objetos que foram manipulados por outras pessoas.
• Orientar que se evite ao uso de acessórios
como brincos, colares, anéis etc.
• Sinalizar todas as áreas de risco de contaminação
da escola, como maçanetas, corrimão, botão do elevador etc.
• Propõe-se como exemplos de estratégias de
divulgação:
- elaboração de cartilhas e materiais
direcionados aos estudantes e seus familiares;
- produção de guia sobre biossegurança no
trabalho; exibição de vídeos;
- confecção de cartazes;
- anúncios em circuitos internos de TV;
- divulgação em redes sociais;
- informes contínuos via listas de transmissão
por email;
- redes como o WhatsApp.
A Fiocruz tem produzido uma série de materiais
informativos sobre a Covid-19.
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