...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

16 setembro 2020

MANUAL SOBRE BIOSSEGURANÇA PARA REABERTURA DE ESCOLAS NO CONTEXTO DA COVID-19 - Comunicação interna sobre biossegurança e proteção da vida

 

1.9 Comunicação interna sobre biossegurança e proteção da vida

 

• Propor diretrizes para a comunicação interna, que deverá priorizar, antes mesmo do retorno às atividades presenciais, a ênfase na valorização da vida e na adoção de boas práticas de higiene das mãos, etiqueta respiratória e biossegurança.

 

• Difundir informações relativas à execução das atividades educacionais durante o período de suspensão das aulas presenciais e após a sua retomada.

 

• Promover debates e estratégias de divulgação on-line sobre biossegurança, saúde e proteção no contexto da Covid-19.

 

• Orientar a comunidade escolar para identifi car e denunciar FakeNews sobre a transmissão do vírus.

 

• Disponibilizar as orientações para confecção de máscaras não cirúrgicas de acordo com as orientações da OMS.

 

• Postar sinais de advertência em locais visíveis que promovam medidas protetoras adequadas (tais como: imagens sobre a transmissão do vírus, adequada higienização das mãos, etiquetas de tosse e espirro e uso obrigatório de cobertura do rosto).

 

• Orientar que se evite, ao máximo, encostar em superfícies de alto toque em locais públicos (botões do elevador, maçanetas, corrimãos).

 

• Orientar que se evite tocar nos olhos, nariz e boca.

• Orientar que se evite, ao máximo, a manipulação de dinheiro e  dispositivos móveis ou eletrônicos.

 

• Orientar que se evitem contatos próximos, como abraços, beijos e apertos de mão.

 

• Orientar que, especialmente nos momentos-chave, se deve fazer lavagem correta das mãos, da face e dos óculos: depois de assoar o nariz, tossir ou espirrar; antes, durante e depois de se alimentar; depois de usar o banheiro; depois de tocar no lixo; antes e depois do turno de trabalho; antes e depois dos intervalos de trabalho; depois de tocar em objetos que foram manipulados por outras pessoas.

 

• Orientar que se evite ao uso de acessórios como brincos, colares, anéis etc.

 

• Sinalizar todas as áreas de risco de contaminação da escola, como maçanetas, corrimão, botão do elevador etc.

 

• Propõe-se como exemplos de estratégias de divulgação:

 

- elaboração de cartilhas e materiais direcionados aos estudantes e seus familiares;

 

- produção de guia sobre biossegurança no trabalho; exibição de vídeos;

- confecção de cartazes;

 

- anúncios em circuitos internos de TV;

 

- divulgação em redes sociais;

 

- informes contínuos via listas de transmissão por email;

 

- redes como o WhatsApp.

 

 

A Fiocruz tem produzido uma série de materiais informativos sobre a Covid-19.

Nenhum comentário:

Postar um comentário