1.10 Articulação interinstitucional para o fortalecimento das
relações nas escolas
• Reafirmar a cultura institucional de que
todos os espaços de uma escola são locais de acolhimento e escuta.
• Reafirmar e desenvolver novas estratégias de
ampliação dos vínculos entre a comunidade escolar e o território.
• Constituir equipes de referência para apoio
pedagógico, apoio psicossocial e de saúde.
• Fortalecer a articulação entre secretaria
escolar e coordenações de todos os cursos para atualização dos contatos de
emergência de todos os estudantes.
• Apoiar as coordenações dos diferentes cursos
para registro e acompanhamento das demandas de saúde pelos estudantes.
• Apoiar o planejamento da rotina diária dos
estudantes e as estratégias de superação de dificuldades para realização das
atividades escolares.
• Fomentar o desenvolvimento de pesquisas e
estratégias de intervenção com estudantes e famílias sobre os novos desafios a
enfrentar: saúde, saúde mental, luto, emprego e renda, violência, futuro e
projetos de vida.
• Prevenir a evasão e o abandono escolar,
sobretudo, mediante busca ativa dos estudantes que não voltarem às aulas ou que
se mantiverem ausentes.
• Trabalhar em conjunto com as equipes de
vigilância epidemiológica ou vigilância em saúde do município, com a equipe de
saúde da atenção primária, para contribuir nas ações relacionadas ao
rastreamento de casos e contatos.
• Fortalecer o Programa Saúde na Escola (PSE)
como política intersetorial de promoção, prevenção e educação em saúde.
• Discutir com a gestão das diversas
secretarias públicas estratégias para a garantia da permanência em isolamento e
em quarentena dos casos e contatos, respectivamente.
• Discutir com a gestão das diversas
secretarias públicas a construção de projetos para a proteção social de
crianças e jovens no novo contexto.
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