PARTE II
ORGANIZAÇÃO GERAL DA ESCOLA PARA ATIVIDADES DE
ENSINO PRESENCIAIS
A seguir serão listados os procedimentos relativos à organização
das atividades de ensino de forma presencial.
2.1 Disposições gerais sobre a organização do ambiente escolar para
atividades presenciais
• Deve-se organizar os espaços físicos da
escola com o uso de guias físicos, tais como marcação de fitas adesivas no piso,
que evidenciem as necessidades de distanciamento físico.
• Deve-se adaptar, sempre que possível, espaços
mais amplos e arejados para serem usados como salas de aula.
• Deve-se realizar marcação de mão única em corredores
para minimizar o tráfego frente a frente, quando for possível.
• Deve-se instalar dispensers com álcool em gel 70% ou outro produto, devidamente aprovado pela
Anvisa, nas entradas, nas áreas de circulação e na frente das salas de aula.
• Recomenda-se a restrição da entrada de visitantes
e entregadores no ambiente interno da escola. Naquelas situações em que o trabalhador
solicitou a entrega de alguma encomenda que deva ser paga no momento, recomenda-se
desinfectar o cartão de pagamento e a encomenda antes de retornar ao local de
trabalho.
• Deve-se orientar que o deslocamento por elevador
ocorra somente quando estritamente necessário. Idealmente, limitar o uso de
elevadores a uma pessoa por veze orientar que se evite encostar nas paredes.
• Deve-se orientar que o uso de equipamentos compartilhados,
tais como impressoras, deve ser feito de forma coordenada de acordo com a
seguinte orientação: caso itens como impressora estejam sendo usados por outra
pessoa, mantenha o distanciamento físico recomendado. Deve-se higienizar as mãos
antes e depois do uso das impressoras. Deve-se realizar ações semelhantes com
papeis, livros e demais materiais de uso compartilhado.
• Deve-se usar produtos específicos para
limpeza de eletrônicos e telas, tais como panos de microfibra e álcool
isopropílico a 70%.
• Sempre que possível, cada sala de aula deve
ser ocupada pelo mesmo grupo de estudantes, de acordo com a dimensão e
características da escola.
• Deve-se realizar a limpeza e desinfecção das
salas de aulas nos períodos de intervalo para realização dos lanches e
refeições.
• Sempre que possível, recomenda-se aproveitar
as áreas ao ar livre para a realização de atividades, desde que mantidas as
condições de distanciamento físico e higienização de superfícies.
• Deve-se regulamentar o uso dos espaços de
convivência, já que espaços como pátios e corredores são espaços de manutenção
do distanciamento físico.
• Deve-se regulamentar o uso de laboratórios e
salas de apoio: devem ter lotação máxima reduzida e devem ser usados,
exclusivamente, mediante agendamento prévio, com escala de horários e adequada
limpeza e desinfecção entre os usos.
• Deve-se regulamentar o uso de biblioteca: o
serviço de consulta de livros deverá ser suspenso, pelo menos, no primeiro mês
de retorno às atividades educacionais, com avaliação contínua sobre as
possibilidades e condições de retorno. Deve-se discutir com os profissionais
que atuam no setor as rotinas para manutenção da integridade do acervo, bem como
procedimentos para higienização e desinfecção dos materiais. O retorno às
atividades da biblioteca deve ser gradual e parcial, conforme orientações
gerais expressas nesse documento11.
• Recomenda-se que as atividades com público
externo sejam realizadas de forma remota, contribuindo com a manutenção das
estratégias definidas nesse documento, sobretudo, a manutenção do
distanciamento social.
• Deve-se suspender a cessão de salas (espaços
fechados) para atividades com público externo.
11 Caso seja necessário compreender melhor as
especificidades para a regulamentação do uso de bibliotecas escolares,
sugerimos envio de comunicação à Biblioteca Emília Bustamante da EPSJV, através
do email: beb.epsjv@fi ocruz.br
• Deve-se suspender a realização de eventos
internos que caracterizem aglomeração de pessoas.
• Para melhor adaptação dos planos locais, caso
os espaços físicos que existem atualmente na escola não sejam suficientes para
preservar o distanciamento físico, podem-se adotar estratégias complementares, de
acordo com a viabilidade de implementá-las, como, por exemplo: retorno gradual
e parcial às atividades escolares, com priorização das séries finais em um
primeiro momento; o estabelecimento de calendários específicos para os cursos
que possuem como público prioritário pessoas com maior risco de desenvolver
quadros graves da Covid-19; organização entre atividades presenciais e
transmissão simultânea como mecanismo de divisão de grupos.
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