1.7 Análise epidemiológica local e a retomada de atividades
escolares
As definições sobre o retorno às atividades
escolares no país são de responsabilidade dos governos municipal, estadual e
federal. Tais decisões devem ser tomadas em conjunto e com base em análises
consistentes do contexto local.
O momento de reabertura das escolas deve ser
orientado por análises epidemiológicas que indiquem redução contínua de novos
casos de Covid-19 e redução da transmissão comunitária da doença.
Ao mesmo tempo em que fazemos estas afirmações,
ressaltamos as condições atípicas em que tem se dado a flexibilização do
isolamento social, bem como a precariedade do monitoramento da situação
epidemiológica da Covid-19 em alguns territórios.
O fortalecimento desse monitoramento será
fundamental, sobretudo, para antecipar possíveis surtos da doença.
Todo esse cenário nos leva a considerar que é
possível que tenhamos que conciliar o retorno das atividades com novas
suspensões, que serão indicadas pelas autoridades educacionais, sanitárias e
governamentais.
Essa alternância entre isolamento social e
retorno às atividades poderá vigorar por algum tempo até o alcance da imunidade
coletiva.
Uma das
formas de monitoramento epidemiológico da Covid-19 vem sendo disponibilizada
pelo sistema Monitora Covid-19:
https://bigdata-covid19.icict.fi
ocruz.br/
O
sistema permite comparar dados da Covid-19 por estado e no Brasil.
Apesar
da insuficiência de testes e da subnotificação de casos é possível avaliar tendências
de evolução de casos e óbitos.
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