1.11 Calendário escolar e planejamento de um retorno gradual e
parcial
• Os princípios político-pedagógicos de cada
escola, bem como os conteúdos e objetivos de ensino, devem ser mantidos em
qualquer formato de adaptação aos novos calendários.
• O calendário escolar deverá ser adaptado de
forma a diminuir os danos causados pela suspensão das aulas. Deverão seguir,
até que novas publicações sejam realizadas, a Medida Provisória 934 (Brasil,
2020d) que flexibiliza os 200 dias letivos, mantendo a obrigatoriedade das 800 horas
de atividades educacionais anuais; e o parecer n. 5/2020 do Conselho Nacional
de Educação (Brasil, 2020a).
• Deverá ser realizado planejamento coletivo
com os docentes de um
retorno gradual e parcial, com importante
atenção à saúde e à saúde
mental dos trabalhadores e estudantes.
• Sempre que possível, devem ser oferecidas
estratégias como reforço escolar.
• Deve ser planejada, de acordo com a realidade
dos professores e estudantes, a realização de atividades pedagógicas remotas e
temporárias, como mecanismo intermediário entre as diferentes fases do retorno
e adaptativo à existência de novas suspensões.
• Devem ser repensados os pactos de avaliação10
que, no primeiro momento, devem ter, prioritariamente, o caráter de avaliação
diagnóstica.
• Devem ser desenvolvidas estratégias diferenciadas
para as séries finais e os cursos em fase de conclusão.
10 Esse tema está bem descrito no parecer nº 11/2020 do CNE/ CP que trata de orientações educacionais para a realização de aulas e atividades pedagógicas presenciais e não presenciais no contexto da pandemia. O parecer está, atualmente, sob avaliação do MEC.
• Deve ser valorizada a constituição de
projetos e propostas pedagógicas e formas de avaliação integradas. O retorno às
atividades educacionais de forma presencial deve ser planejado e ocorrer de
forma gradual e parcial. A tabela a seguir apresenta um exemplo de organização
do retorno às atividades por fases:
Caso, em qualquer uma de suas fases, seja
constatada ampliação da transmissão da Covid-19 pelo ambiente escolar, deve ser
tomadas medidas de suspensão e cancelamento de atividades.
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