...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

18 julho 2015

Técnicas e Métodos de prevenção e extinção do fogo - Objetivo - Prevenção e combate pela retirada do material combustível - Prevenção e combate pelo resfriamento da temperatura - Prevenção e combate pelo isolamento do oxigênio (comburente) - Prevenção e Combate a Sinistros causados por Incêndio


Técnicas de prevenção e extinção do fogo

Objetivo

Aprender as técnicas de prevenção e combate ao fogo, utilizando o conhecimento adquirido com o triângulo do fogo.

Conhecer o agente extintor mais indicado para cada classe de incêndio.

Saber reconhecer e determinar o nível de manutenção necessário a cada extintor.


Métodos de extinção do fogo

Estudamos, na aula anterior, o triângulo do fogo. Além disso, já é do nosso conhecimento que o fogo acontece pela reação química em cadeia de três elementos: o combustível, o comburente e a energia de ativação. As técnicas de prevenção e de combate ao fogo se baseiam no princípio da separação desses três elementos, evitando que a proximidade destes resulte numa situação de risco ou, mesmo, numa situação real de fogo. Portanto, utilizando o triângulo do fogo, podemos realizar um trabalho de prevenção e de combate de forma bastante eficiente, pois os métodos de prevenção e de combate passam, obrigatoriamente, pela quebra do triângulo do fogo. 


Essa quebra dá-se da seguinte forma:
  
Prevenção e combate pela retirada do material combustível
A prevenção consiste na retirada do material combustível das proximidades da situação de risco, isolando-se qualquer possibilidade de que ocorra uma reação em cadeia entre os três elementos essenciais do fogo (Figura 2.1). Dessa forma, quebramos um dos lados do triângulo do fogo não permitindo a reação em cadeia.

Já o combate consiste em retirar, da área onde está acontecendo o incêndio, a maior quantidade possível do combustível que ainda não foi atingido pelo fogo. Assim, evita-se uma maior propagação do incêndio facilitando a sua extinção. Logicamente, isso só deve ser realizado se a situação não colocar em risco a vida das pessoas envolvidas.

Figura 2.1: Método de prevenção e/ou combate por retirada do material combustível - Fonte: CTISM


Prevenção e combate pelo resfriamento da temperatura
O método de prevenção, nesse caso, parte do princípio de que jamais devemos deixar qualquer fonte de energia (calor) em contato ou nas proximidades de um material combustível. Se o material atingir sua temperatura de ponto de fulgor, será capaz de produzir as primeiras chamas que poderão evoluir para uma situação de combustão, provocando um princípio de incêndio.

O método de combate parte do princípio do resfriamento do material em combustão. Ao baixar a temperatura do material em combustão (abaixo do seu ponto de combustão), este não será mais capaz de produzir vapores combustíveis suficientes para manter o fogo (Figura 2.2).

Figura 2.2: Método de prevenção e/ou combate por resfriamento - Fonte: CTISM


Prevenção e combate pelo isolamento do oxigênio (comburente)
O método de prevenção pelo isolamento do oxigênio, em determinadas situações, torna-se muito difícil, pois o oxigênio está presente em todos os ambientes e é o elemento fundamental para a sobrevivência do ser humano. O método de extinção do fogo pelo processo da retirada de oxigênio é conhecido como abafamento. Esse método consiste em isolarmos o oxigênio dos gases gerados pelos combustíveis. Com a retirada do oxigênio das proximidades do material em combustão, o fogo se extinguirá por falta de oxigênio. Abaixo de uma concentração de 13%, o fogo não terá oxigênio suficiente para se manter.

Figura 2.3: Método de prevenção e/ou combate por abafamento - Fonte: CTISM


Nenhum comentário:

Postar um comentário