...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

30 maio 2015

Medidas de Emergência - Generalidades - Explosivos - Gases - Vazamentos e escapes de materiais perigosos - Materiais radioativos no local do acidente - Substâncias venenosas ou infecto-contagiosas - MANUAL DE SALVAMENTO E COMBATE A INCÊNDIO EM AERONAVES


Medidas de Emergência

Generalidades

Muitos tipos de mercadorias perigosas (líquidos inflamáveis, por exemplo) se consomem nos grandes incêndios de aeronaves, sem agravá-los de forma significativa. Em termos gerais, especialmente devido às embalagens empregadas e às quantidades pequenas (especialmente a bordo de aeronaves de passageiros) de mercadorias perigosas permitidas, representando um grau de risco relativamente pequeno, a presença a bordo desses materiais não deve supor um risco consideravelmente maior para o pessoal de salvamento e combate a incêndios. No entanto, como ocorre em qualquer incêndio, os bombeiros devem utilizar o EPI apropriado, bem como os equipamentos de proteção respiratória.


Explosivos

Os tipos de explosivos permitidos a bordo de aeronaves de passageiros ou de carga não apresentam riscos consideráveis no caso de uma ignição acidental durante o transporte. Os efeitos da explosão se limitam, na sua maioria, à própria embalagem. Os seus fragmentos, além de diminutos, não são projetados a distância.

Os únicos explosivos permitidos a bordo são aqueles cujos efeitos da onda explosiva e a projeção de pequenos fragmentos não interferem sensivelmente nos esforços do combate às chamas, nem forçam a adoção de outras medidas de emergência nas imediações do volume considerado, quando a sua embalagem é destruída pelo fogo. Se as circunstâncias permitirem, deve-se fazer uma averiguação de todos os explosivos que estão a bordo da aeronave, consultando-se a tripulação, pois em determinados casos aeronaves transportam explosivos fora dos limites estabelecidos pelas normas internacionais, mediante a expedição da “dispensa” por um dos Estados interessados.


Gases

Os cilindros dos gases comprimidos ou liquefeitos podem apresentar certo risco de explosão, se forem atingidos pelas chamas de um incêndio da aeronave que os contém. No entanto, esses cilindros, normalmente, são fabricados segundo as mesmas normas que são observadas na construção dos cilindros de oxigênio ou ar comprimido instalados nas aeronaves. Assim, o risco de rompimento dos cilindros de gás transportados como carga não deve ser maior do que o esperado pelos cilindros instalados na própria aeronave.


Vazamentos e escapes de materiais perigosos

É possível encontrarem-se no local de um acidente aeronáutico containers, volumes e embalagens intactos, contendo materiais perigosos que não foram consumidos pelas chamas, mas que estão apresentando vazamentos e fugas de conteúdo. Esses vazamentos e escapes podem representar um risco à saúde dos ocupantes da aeronave, bem como para o pessoal encarregado do salvamento e do combate às chamas.

As etiquetas de classe de risco e demais identificações colocadas nas embalagens podem ajudar a identificar os tipos de mercadorias perigosas, assim como a natureza e a gravidade do perigo que representam. Uma vez completadas as operações iniciais de salvamento, devem-se tomar precauções especiais com esses volumes e, se for possível, reunir todo o pessoal qualificado, previamente determinado, para que se ocupe dos problemas inerentes com os produtos perigosos.

Problemas mais sérios podem ocorrer no caso de vazamentos de materiais radioativos (Classe 7), assim como nas fugas de substâncias venenosas e infecciosas (Classe 6).


Materiais radioativos

Os incêndios relacionados com os materiais radioativos devem ser atendidos de forma análoga aos incêndios em materiais tóxicos. Os equipamentos de proteção individual e os de proteção respiratória proporcionam alguma defesa contra a contaminação radioativa, mas não contra alguns efeitos diretos da radiação. Os incêndios e as correntes de ar criadas, assim como o uso de espumas, água e outros produtos químicos, utilizados para extinguir-se o incêndio, podem espalhar os materiais radioativos pela área do acidente.


No caso da suspeita da presença de materiais radioativos no local do acidente, devem-se observar os seguintes procedimentos:

- Notificar imediatamente as autoridades mais próximas, responsáveis pelos assuntos de energia nuclear, bem como os organismos de defesa civil. Essas autoridades podem responder melhor a esses acidentes, pois possuem conhecimento e equipamentos apropriados para lidarem com essa emergência;

- As pessoas feridas devem ser envolvidas em mantas ou outros materiais similares, para impedir a contaminação radiológica, e transportar imediatamente para instalações médicas. As pessoas que irão conduzi-las devem ser alertadas de que se trata de caso de contaminação radiológica e que alertem as equipes médicas desse detalhe;

- As pessoas que eventualmente tenham tido contato com o material radiológico devem ser avisadas para serem examinadas por pessoal especializado, por meio de equipamentos de detecção radiológica;

- O material suspeito de contaminação radiológica deve ser identificado, mas não manipulado, até que os equipamentos especializados de detecção radiológica os tenham examinado e liberado. Os EPIs e as ferramentas utilizadas no atendimento dessa emergência devem ser mantidos isolados até que sejam examinados pelo pessoal especializado;

- A água e os alimentos que por ventura tenham estado em contato com o material do acidente não devem ser consumidos;

- Somente o pessoal de salvamento e combate a incêndios, com o devido EPI, deve permanecer no local do acidente. Todas as demais pessoas devem manter-se afastadas o mais distante possível da área do sinistro;

- Todos os hospitais da região devem ser notificados de que o acidente esteve relacionado com materiais radioativos, de tal maneira que zonas apropriadas de descontaminação radiológica sejam estabelecidas;

- Os volumes contendo o material radioativo devem ser lacrados e protegidos, e os materiais espalhados devem ser cobertos com lonas plásticas ou impermeáveis, para reduzir ao mínimo a possibilidade de dispersão pelo vento ou pela chuva.


Substâncias venenosas ou infecto-contagiosas

No caso de o acidente estar relacionado com substâncias venenosas ou infectocontagiosas, os alimentos e a água potável que possam ter entrado em contato com o material do acidente não devem ser consumidos. As autoridades de saúde pública e veterinária devem ser informadas imediatamente, para que as demais medidas sanitárias sejam adotadas.

Todas as pessoas que tenham sido expostas a essas substâncias perigosas devem ser removidas rapidamente do local do acidente, para instalações médicas apropriadas, para a sua ulterior descontaminação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário