...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

01 junho 2020

REDUÇÃO DAS VULNERABILIDADES AOS DESASTRES E ACIDENTES NA INFÂNCIA - Picadas de Escorpião


3. Picadas de Escorpião

Escorpiões ou lacraias são animais de vida noturna que, durante o dia, permanecem escondidos sob pedras, tijolos, troncos de árvores e frestas de muros. Alguns preferem locais áridos e pedregosos, outros vivem em árvores e arbustos. Algumas espécies se adaptam bem ao ambiente doméstico.

São pouco agressivos, picando apenas para se defenderem. Suas presas naturais são as aves, como pássaros e galinhas, e anfíbios, como sapos. Quando famintos, são antropófagos.

Sua picada causa incômodos aos adultos e pode ser mortal para crianças pequenas.


3.1. Sinais, Sintomas e Procedimentos

O veneno de escorpião provoca dor intensa, que pode durar até duas horas nas formas benignas e até oito horas, nas formas mais graves.

A dor pode generalizar-se por todo o corpo.

O local da picada apresenta-se vermelho e pode formar bolhas.

Outros sintomas podem estar presentes, como náuseas, vômitos, diarréias, dor abdominal, vontade de urinar a toda hora, palidez, suor frio, dificuldade de respirar, aumento da secreção da saliva e dificuldade de falar.

Há risco de vida nas primeiras vinte e quatro horas, principalmente no caso das crianças, que ficam sonolentas, entram em coma e morrem.

Segundo o Instituto Butantã,quatro por cento das vítimas morrem. O risco de morte cresce com o número de ferroadas.


Em caso de acidente com escorpião, compete ao socorrista:

- deitar e acalmar a vítima;

- abrandar a dor com compressas frias;

- transportar a vítima para o hospital mais próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário