...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

01 junho 2020

MANUAL DE DESASTRES NATURAIS - VOL I - Tornados e Trombas d’Água CODAR: NE.ETR/ CODAR: 12.104


4 – Tornados e Trombas d’Água

CODAR: NE.ETR/ CODAR: 12.104

Caracterização

Os tornados são vórtices ou redemoinhos de vento formados na baixa atmosfera, apresentando-se com características nuvens escuras, de formato afunilado, semelhante a uma tuba, que descem até tocar a superfície da Terra, com grande velocidade de rotação e forte sucção, destruindo em sua trajetória grande quantidade de edificações, árvores e outros equipamentos do território.

No Hemisfério Sul, a rotação ocorre no sentido horário, enquanto no Hemisfério Norte ocorre no sentido anti-horário.

O tornado supera a violência do furacão, mas sua duração é menor e a área afetada é de menor extensão.

As trombas d’água são fenômenos em tudo semelhantes aos tornados, que ocorrem apenas sobre uma superfície de água, ou seja no mar ou num lago. Nesses casos, a sucção no centro da tempestade eleva para os ares a água da superfície. As trombas d’água, em geral, desaparecem quando encontram a terra.

A imprensa e parte da população chamam impropriamente de trombas d’água as chuvas concentradas ou aguaceiros.

Os maiores aguaceiros ocorrem quando correntes ascendentes de velocidades superiores a 30 km/h mantêm em suspensão no interior dos cumulonimbus as gotas de chuva formadas, até que o peso das mesmas ultrapasse a força ascensional, fazendo com que o fenômeno ocorra de forma violenta.


Causas

Os tornados podem originar-se:

- em processos convectivos, caracterizados pela formação de grandes nuvens cumulonimbus;

- em situações geradas pelo encontro de massas de ar altamente diferenciadas e de grande intensidade.

Nessas condições, a instalação de uma célula de baixa pressão nas camadas superiores da atmosfera provoca o efeito chaminé e a ascensão do ar para a alta troposfera, caracterizando o efeito de vórtice, responsável pela sucção.


Ocorrência

Os tornados ocorrem em todos os continentes. No Brasil, são pouco freqüentes e ocorrem, principalmente, nas regiões Sul e Sudeste, especialmente em São Paulo e no Paraná.

A maior tromba d’água ocorreu em 1888, nas proximidades das Bermudas, e foi presenciada pelo capitão Cleary, comandante do vapor River Avon. A tromba d’água tinha uma milha de diâmetro e uma altura descomunal.


Principais Efeitos Adversos

A pressão atmosférica, que normalmente é de 760 mmHg no nível do mar, pode cair em níveis de 580 mmHg no interior do tornado, provocando fortes correntes ascendentes, em função do movimento tangencial.

A velocidade do vento na periferia do vórtice pode atingir incríveis níveis, correspondentes a 800 km/h. Como a pressão do vento aumenta com o quadrado da velocidade, nessas condições o vento exerce uma pressão 25 vezes superior à de um ciclone extremamente violento, com velocidade de 160 km/h.

A corrente ascendente, provocada pelo efeito chaminé, pode atingir velocidades de até 320 km/h.

Por esses motivos, a destruição provocada pelos tornados é altamente concentrada e extremamente violenta. O efeito chaminé provoca o arrancamento das árvores, a destruição das habitações e a elevação no ar dos destroços resultantes.

O terremoto de Yokohama (1923) provocou um incêndio de grandes proporções, dando origem a forças convectivas, que provocaram um tornado de fogo, causando a morte de 40.000 pessoas, que tinham sobrevivido à catástrofe geológica.


Monitorização, Alerta e Alarme

Os serviços meteorológicos têm condições de alertar a defesa civil sobre a provável ocorrência de um tornado, em uma região determinada, com algumas horas de antecedência. A predição do local exato da ocorrência e da derrota seguida pelo fenômeno é extremamente difícil.


Medidas Preventivas

A melhor proteção individual é constituída por abrigos subterrâneos, já que o efeito de sucção dos tornados só ocorre a partir da superfície do solo. Pessoas surpreendidas por tornados, fora de casa, devem deitar-se ao comprido, em uma vala ou depressão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário