...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

01 junho 2020

MANUAL DE DESASTRES NATURAIS - VOL I - Nevadas CODAR: NE.TNV/ CODAR: 12.202


2- Nevadas

CODAR: NE.TNV/ CODAR: 12.202


Caracterização

São fenômenos meteorológicos caracterizados pelo ato de cair neve.


Para que ocorra a formação da neve, é necessário que:

- o ar esteja supersaturado pelo vapor d’água;

- a temperatura, nas altas camadas, atinja valores entre 12 e 20°C abaixo de zero, compensando a queda da pressão atmosférica. É importante recordar que, somente ao nível do mar e sob pressão de uma atmosfera, a água congela a 0°;

- existam núcleos de condensação, formados por partículas microscópicas de fumaça, pó ou pólen.


Nessas condições, os fenômenos ocorrem na seguinte seqüência:

- as moléculas de vapor d’água aderem umas às outras, em torno do núcleo de condensação, formando minúsculas gotículas de água;

- as gotículas de água passam ao estado sólido, transformando-se em diminutas gotas de gelo;

- por serem mais densas que o ar, as gotículas de gelo começam a descer e a se reunir, tomando formas geometricamente perfeitas, características dos cristais;

- os cristais reúnem-se, formando flocos de neve, que se chocam com o solo, após oito a dez minutos de queda.

O primeiro estudioso a observar a forma hexagonal dos cristais de neve foi o sueco OIaf MAGNUS (1490-1558). O físico inglês Robert HOOKE (1635-1703) publicou ilustrações de cristais de neve observados ao microscópio. É provável que a estrutura dos cristais de neve varie em função das características do ar, onde os mesmos iniciaram o processo de cristalização.

Enquanto um litro de ar pesa 1,293g, um litro de vapor d’água pesa 0,8g; por isso a água que se evapora dos mares, lagos e rios ou aquela eliminada das plantas e animais, através da transpiração, eleva-se na atmosfera.

O ar rarefeito das camadas elevadas da atmosfera perde sua capacidade de acumular grandes quantidades de vapor d’água e satura-se facilmente, isto é, à medida que o vapor de água atinge as camadas atmosféricas mais elevadas, menos densas e mais frias, provoca a saturação do ar.


Ocorrência

As nevadas são fenômenos meteorológicos freqüentes nos países de clima temperado e frio.

No Brasil, ocorrem nevadas nas regiões serranas de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e sul do Paraná.


Principais Efeitos Adversos
Em nosso País, os danos humanos e materiais provocados por nevadas são relativamente pequenos. Paradoxalmente, a neve protege o solo contra o supercongelamento, provocado pelas geadas, já que, em sua superfície em contato com o solo, a temperatura mínima é de 0º C.

Normalmente, os riscos pessoais ocorrem nos deslocamentos motorizados, durante as nevadas. Nessas condições, caso ocorra algum acidente ou pane, as pessoas correm o risco de permanecerem isoladas durante a intempérie.


Monitorizarão, Alerta e Alarme

Os serviços meteorológicos têm condições de informar com antecedência sobre a ocorrência de nevadas.


Medidas Preventivas

Em regiões de nevadas intensas, os telhados das casas devem ser:

- fortemente inclinados, para reduzir a acumulação da neve;

- suficientemente resistentes, para suportar um peso superior a 120 kglm2.

Durante as nevadas, aconselha-se que os veículos se reúnam em comboios, em condições de prestarem apoio mútuo, quando trafegarem em estradas vicinais de regiões montanhosas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário