...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

02 novembro 2012

Técnica de transposição com o emprego de escada de gancho - Armação e Abordagem - Vozes de comando do Chefe da Guarnição - Desenvolvimento da operação


Técnica de transposição com o emprego de escada de gancho



Procedimentos de armação e abordagem com a escada de gancho

O objetivo da armação e abordagem com escada de gancho é executar progressões verticais externas, nas edificações. Para isso, é necessária uma guarnição composta por, no mínimo, chefe de  guarnição e auxiliares nºs 1 e 2.

A operação necessita de alguns materiais, são eles: 1 (uma) escada de gancho; 1 (um) cabo solteiro (cabo da vida); e 1 (uma) corda de, aproximadamente, 6,5m.


Vozes de comando (emitidas pelo chefe de guarnição)

- preparar para o salvamento utilizando a escada de gancho.

- retirar e transportar a escada.

- preparar as amarrações de segurança da escada.

- elevar e girar escada.

- girar e apoiar escada.

- guarnecer a escada.

- sobe o n.º 1.

- sobe o n. 2.



Após o n.º 2 subir, o chefe sobe e a operação é repetida quantos andares forem necessários para se alcançar o objetivo (figuras 138, 139, 141 e 142).


Desenvolvimento da operação

Após a voz de retirar e transportar escada, dada pelo chefe de guarnição, o auxiliar n.º 1 toma posição à frente da escada na altura do segundo degrau enquanto o auxiliar n.º 2 vai para a parte de trás (sapatas) na altura do penúltimo degrau, ficando todos do lado esquerdo da escada, que será carregada e transportada, de modo que o banzo esquerdo fique apoiado no ombro direito dos auxiliares.

Os dois transportam a escada até o local pré-determinado pelo chefe, colocam a escada no solo e rebatem os ganchos para executar as amarrações de segurança da escada e da guarnição, que serão realizadas pelos auxiliares n.º 1 e 2). Ao terminarem as amarrações, eles darão o “pronto”.

O chefe determina que a escada seja elevada, logo o auxiliar n.º 2 toma posição nas sapatas da mesma e o auxiliar n.º 1 eleva correndo as mãos pelos banzos até que a mesma fique na posição vertical. Os dois auxiliares erguem a escada, ao mesmo tempo, até alcançar a altura ideal para o apoio dos seus ganchos.

O chefe de guarnição determina: “girar e apoiar escada”, sendo essas ações executadas pelos auxiliares. O chefe determina que o auxiliar n.º 1 suba para o andar superior e, ao chegar no andar, este dá o “pronto” e toma posição na segurança da escada e, em seguida, dá o aviso de “pronta a segurança”, para o chefe da guarnição (figuras 138, 139 e 140).

O chefe de guarnição determina: “sobe o n.º 2”, o qual prepara a sua segurança e galga a escada até o andar superior e dará o “pronto” quando chegar no local.

O chefe de guarnição acessa a escada e, também, escala até o ponto desejado.

O processo de descida é feito de modo contrário ao de subida, obedecendo à seguinte regra: quem subiu por último é o primeiro a descer. Chegando ao solo, o chefe da guarnição dará por finalizada a operação.

Observação: o acesso à edificação é feito por janelas ou por sacadas, devendo ser observado o apoio perfeito dos ganchos, para que não ocorra o risco de quedas. A guarnição, ao fazer uso da escada de gancho para escalar uma edificação, deve levar duas cordas de 50 metros e cada componente da guarnição deverá portar equipamentos de descida (mosquetão, aparelho oito e luva) que permitirá uma evacuação rápida e a guarnição deve conhecer, também, a técnica que transforma a escada em uma maca improvisada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário