13.3.16

Golpe de Aríete - Válvula fechada - Válvula aberta - Fechamento rápido da válvula - O que se deve fazer para evitar ou eliminar os Golpes de Aríete - Força, Pressão e Perda de Carga - Conceitos fundamentais - Reservatórios e Caixas d´água - Renato Massano - Soluções em Hidráulica


Golpe de Aríete

Existe um fenômeno que ocorre nas tubulações dos sistemas hidráulicos conhecido por o Golpe de Aríete. Este nome se originou de uma antiga máquina de guerra utilizada para arrombar portas e muralhas. Era formada por um tronco que tinha numa das extremidades uma peça de bronze, semelhante a uma cabeça de carneiro. Nas instalações hidráulicas ocorre algo semelhante quando a água ao descer em velocidade elevada pela tubulação, é bruscamente interrompida. Isto provoca golpes de grande força(elevações de pressão) nos equipamentos da instalação.




Explicando melhor

Se um líquido estiver passando por uma calha e de repente interrompermos a sua passagem, seu nível subirá rapidamente, passando a transbordar pelos lados. Se isto ocorrer dentro de um tubo, o líquido não terá por onde escapar e provocará um aumento de pressão contra as paredes do tubo, causando sérias conseqüências na instalação:

Situação 1 - Válvula fechada: Temos apenas a pressão estática da rede (pressão normal);



Situação 2 - Válvula aberta: A água começa a descer, aumentando gradativamente sua velocidade dentro do tubo. A pressão contra as paredes se reduz ao máximo.



Situação 3 - Fechamento rápido da válvula: Ocorre interrupção brusca da água, causando violento impacto sobre a válvula e demais equipamentos, além de vibrações e fortes pressões na tubulação. Alguns tipos de válvulas de descarga e registros de fechamento rápido provocam o efeito do Golpe de Aríete.




O que se deve fazer para evitar ou eliminar os Golpes de Aríete?

Utilizar válvulas de fechamento lento. Existem algumas marcas de válvulas de descarga que possuem dispositivos anti-golpe de aríete, que tornam o fechamento da válvula mais suave. Principalmente em prédios, é preferível utilizar caixas de descarga, pois além de consumirem menor quantidade de água, não provocam Golpe de Aríete.

Em locais com válvulas já instaladas, procure antes verificar se é possível regula-las para que fechem lentamente. Caso não seja possível, opte pela troca desta válvula.


Nenhum comentário:

Postar um comentário