Análise preliminar das condições de trabalho
A análise preliminar das condições de trabalho permite a elaboração de
estratégias que vão subsidiar as etapas de implantação do programa de gestão de
saúde e segurança no trabalho, e é estabelecida com quatro indagações bem
simples:
- O trabalhador está exposto à
fonte de perigo?
- O trabalhador está em contato
com a fonte de perigo?
- Qual o tempo e a freqüência do
contato entre o trabalhador e a fonte de perigo?
- Qual a distância entre o
trabalhador e a fonte de perigo?
De forma preliminar, das quatro indagações, conclui-se que:
- quanto maior o tempo de
exposição ou de contato com a fonte de perigo, maior será o risco;
- quanto maior for a freqüência
da exposição ao perigo, maior será o risco;
- quanto mais próximo da fonte de
perigo, maior será o risco.
É
importante ressaltar que a fonte de perigo pode ser um equipamento, uma
máquina, um instrumento ou qualquer condição de trabalho perigosa.
Etapas:
- diagnóstico inicial para
conhecer as características da empresa, dos trabalhadores e dos ambientes de trabalho;
- mapeamento dos processos de
produção e atividades relacionadas, para conhecimento de suas principais
etapas;
- avaliação dos riscos para
identificar as fontes de perigo e estimar os riscos a elas associados;
- identificação de requisitos legais
e outros para verificar a situação da empresa em relação ao cumprimento da
legislação e de acordos ou contratos firmados;
- definição dos objetivos e
metas, para que a direção da empresa estabeleça aonde quer chegar em relação à
saúde e à segurança no trabalho;
- controle operacional, medição e
monitoramento, para estabelecer o ciclo básico de gerenciamento de saúde e
segurança no trabalho, constituído pelos seguintes passos:
1- reconhecimento;
2- antecipação;
3- avaliação;
4- prevenção;
5- controle.
- implementação dos programas de
gestão, para atingir os objetivos e metas estabelecidos na etapa anterior, as
pessoas responsáveis, os recursos envolvidos e os prazos;
- tratamento de desvios,
incidentes, acidentes, doenças, ações emergenciais, corretivas e preventivas ou
mitigadoras, para garantir que a gestão de saúde e segurança no trabalho está
implementada e mantida na empresa.
A experiência mostra que um bom
ambiente de trabalho contribui, sobremaneira, para aumentar a produtividade,
porque permite e facilita o planejamento da produção, melhora a comunicação
interna e as relações de trabalho, aumenta a confiança e a auto-estima,
alicerça o comprometimento de todos e a cooperação.
Enfim, todos só têm a ganhar com
a gestão de saúde e segurança no trabalho, os trabalhadores, a empresa e o
País.
Modelo da Saúde e Segurança no Trabalho
Este modelo possui uma
metodologia voltada para a antecipação e a prevenção de acidentes e doenças
ocupacionais que alia a simplicidade da intervenção, própria para atender às
micro e pequenas empresas, e a profundidade das ações técnicas necessárias para
sua efetividade, eficiência e eficácia.
O Modelo da Saúde e Segurança no Trabalho oferece três modalidades de
intervenção preventiva nos ambientes de trabalho, basicamente visando à:
- redução dos riscos de acidentes
de trabalho;
- prevenção em saúde ocupacional;
- prevenção de doenças crônicas
não-transmissíveis (diabetes e hipertensão);
- prevenção ao sedentarismo.
Características
Atualmente a Saúde e Segurança no Trabalho possui as seguintes
características:
- foco na empresa e nos
trabalhadores da indústria brasileira;
- ações executadas
preferencialmente nas empresas, no local de trabalho;
- concentração de esforços em
torno do objetivo de redução dos acidentes de trabalho e das doenças
profissionais;
- diagnóstico dos ramos
industriais com maior ocorrência de acidentes em cada Estado;
- alocação de profissionais nas
empresas de maior risco para identificação dos fatores causais dos acidentes e
apoio subseqüente para a correção dos problemas com prevenção ou eliminação dos
riscos;
- acompanhamento das ações
praticadas pela empresa e avaliação dos resultados concretos obtidos;
- prática consolidada de
atividades ligadas ao meio ambiente laboral e à saúde dos trabalhadores, com a
execução conjunta dos programas: Programa de Controle Médico e Saúde
Ocupacional -PCMSO e Programa de Prevenção de Riscos Ambientais PPRA, para
atendimento do conceito de ambientes saudáveis de trabalho;
- na saúde, ênfase na atenção
também aos problemas ocupacionais com agregação de cuidados a um elenco
seletivo de doenças crônicas não-transmissíveis -hipertensão, diabetes e
sedentarismo, com enfoque preventivo e de educação para a saúde;
- correlação entre as ações de
segurança e saúde no trabalho e os resultados alcançados pelas empresas em
termos de produtividade e competitividade de seus produtos;
- integração com os esforços e
iniciativas das instituições, organizações e demais atores dos setores público
e privado que atuam na área de segurança e saúde no trabalho, constituindo-se
em uma parte do sistema nacional de proteção ao trabalho e ao trabalhador;
- atenção às exigências dos
organismos governamentais de forma conjunta, diminuindo as despesas da empresa.
Vantagens para a empresa que detém a Saúde e Segurança no Trabalho:
- previne e reduz os acidentes e
doenças;
- protege a integridade física e
mental dos trabalhadores;
- educa para adoção de práticas
preventivas;
- evita os custos com medicação e
próteses;
- diminui o absenteísmo;
- melhora, continuamente, os
ambientes de trabalho;
- evita prejuízos à imagem da
empresa;
- elimina danos patrimoniais;
- reduz o prêmio das seguradoras;
- evita o pagamento de perícias,
honorários e indenizações legais;
- potencializa as relações interpessoais;
- otimiza o clima organizacional;
- atende aos requisitos da
legislação;
- aumenta a produtividade;
- amplia a competitividade da
empresa;
- expande seu mercado de atuação.
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