Organização e conteúdo do trabalho
Condições de trabalho adequadas
contribuem para a segurança e a saúde dos trabalhadores, e para melhorar a
produção e a competitividade da empresa.
Para a Ergonomia, existem algumas decisões administrativas que auxiliam
na melhoria da organização e do conteúdo do trabalho:
- aumentar o grau de liberdade
para a realização da tarefa, reduzindo a fragmentação e a repetição;
- permitir maior controle do
trabalhador sobre o seu trabalho;
- levar em conta que a capacidade
produtiva de uma pessoa pode variar, e que essa capacidade é diferente entre um
indivíduo e outro;
- estabelecer pausas, quando e
onde cabíveis, durante a jornada de trabalho para relaxar, distensionar e
permitir a livre movimentação, sem aumento do ritmo ou da carga de trabalho;
- enriquecer o conteúdo do
trabalho, nas tarefas e locais de atividade, para que a criatividade e a
realização profissionais sejam objetivos comuns das empresas e dos
trabalhadores;
- o mobiliário dos locais de
trabalho deve permitir posturas confortáveis, ser adequado às características
físicas do trabalhador e à natureza das tarefas, e permitir liberdade de
movimentos;
- ferramentas e instrumentos de
trabalho devem ser adequados à tarefa e ao seu operador.
Conceitos
Acidente de trabalho - Visão legal e visão prevencionista
É o que ocorre pelo exercício do
trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação
funcional que cause a morte, perda ou redução, permanente ou temporária, da
capacidade do trabalho.
Considera-se também como sendo acidente de trabalho:
Doenças decorrentes do trabalho
Doença ocupacional
É a produzida ou desencadeada
pelo exercício do trabalho peculiar a determinada atividade.
Exemplo
O
trabalho com manipulação de areia, sem a devida proteção, pode levar ao
aparecimento de uma doença chamada silicose. A própria atividade laborativa
basta para comprovar a relação de causa e efeito entre o trabalho e a doença.
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