22 dezembro 2016

20 Temas para DDS - Parte 02 - ATERRAMENTOS - DDS (Dialogo Diário de Segurança)

20 Temas para DDS - Parte 02


01 - ATERRAMENTOS

A eletricidade pode matar você. Muitas pessoas na Empresa sabem muito pouco ou quase nada sobre eletricidade, apesar de ser usada amplamente no dia-dia de nosso trabalho e em nossas casas.

Nós acionamos um interruptor e a luz acende ou um equipamento é ligado. Trocamos uma lâmpada quando se queima. Consideramos a eletricidade e suas muitas aplicações como seguras, pelo fato de nos prestarem muitos serviços de maneira simples e fácil.

As estatísticas indicam que muitos trabalhadores foram mortos em circuitos de 115 volts.

Um choque resultante de um contato com apenas 15 miliampéres de corrente pode ser fatal. A 115 volts uma lâmpada de 6 velas puxa 50 miliampéres de corrente. Consequentemente a quantidade de corrente usada por uma lâmpada desta, puxa corrente o bastante para matar 3 seres humanos.

Não existe dados sobre acidentes com energia elétrica em nossas casas, mas certamente este número é elevado, face ao desconhecimento das pessoas, principalmente quando são crianças.

Para se proteger contra os riscos da eletricidade quando manusear furadeiras, serras elétricas, lixadeiras ou cabos de extensão, tome conhecimento dos fatos básicos relacionados com as causas do choque e da eletrocussão.

Por exemplo a condição do corpo do indivíduo tem muito a ver com as chances de ser morto por um choque.

Se as mãos estiverem suadas, os sapatos e meias estiverem úmidos, ou se o piso estiver molhado, a corrente não encontrará dificuldades (resistência), passando facilmente através do corpo e aumentando a severidade do choque.


Quando estiver trabalhando com ferramentas ou aplicações elétricas, lembre-se das seguintes regras de preservação da vida:

-    Certifique-se se a conexão do pino terra esteja intacta antes de ligá-lo a qualquer receptáculo;

-    Tenha extremo cuidado quando trabalhar com ferramentas elétricas portáteis em locais úmidos ou molhados, ou próximos destes locais. Isto inclui tanques e caldeiras ou tubulações e outros projetos aterrados que você possa eventualmente tocar, permitindo a passagem da eletricidade através de seu corpo até o terra;

-    Relate cabos desfiados ou quebrados;

-    Se você tomar um choque de algum equipamento que estiver usando, relate isto a seu supervisor para que mande fazer os reparos necessários. Deixe os reparos elétricos para os especialistas;

-       Certifique-se de estar usando apenas equipamento aterrado ou UL aprovado;

-       Use ferramentas para reparo protegidas, e não deixe de estar usando o EPI adequado.


LEMBRE-SE “A VIDA PODE ESTAR POR UM FIO”

Nenhum comentário:

Postar um comentário