02 - ARRUMAÇÃO, LIMPEZA E ORDENAÇÃO SÃO BONS HÁBITOS
Todos os empregados tem suas
tarefas para fazer.
Os 5 S - senso de utilização,
ordenação, limpeza, asseio e disciplina - fazem parte de nossas obrigações.
Mas o que é isto afinal?
“Arrumação, limpeza, ordenação, asseio e disciplina” significa manter as coisas
arrumadas e ordenadas, o chão limpo, sem papel, óleo derramado, graxas nas
paredes e assim por diante.
É aquele empilhamento de material
corretamente, máquinas de pequeno porte guardadas nos seus devidos lugares,
chaves e ferramentas acomodadas nos lugares certos e limpos. A boa arrumação
significa ter livre acesso quando numa emergência de primeiros socorros e a
equipamentos de combate a incêndio. Significa muitas coisas, mas a definição
mais curta é: “UM LUGAR APROPRIADO PARA
CADA COISA E CADA COISA NO SEU DEVIDO LUGAR”.
Todos os empregados podem ajudar no esforço de arrumação, fazendo o
seguinte:
- manter pisos, corredores e
áreas de trabalho razoavelmente livre de itens desnecessários, delimitando os
locais com faixas, inclusive corredores;
- confinar resíduos em locais
apropriados;
- guardar todos os equipamentos
de proteção individual em locais adequados.
Nada indica mais uma área
desorganizada, desarrumada e suja do que os copos de papel, restos de lanches
espalhados pelo chão, sobre a mesa, em bancadas de trabalho, em passarelas e
assim por diante.
O bom resultado da arrumação,
ordenação, limpeza, asseio e disciplina, não é obtida por mutirões de limpeza.
Ela é o resultado de um esforço diário. Se cada empregado arrumasse pelo menos
uma coisa todos os dias, os resultados seriam surpreendentes. A hora de se fazer
uma limpeza, é toda hora.
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