07 - ESTEJA ALERTA AOS RISCOS COM BATERIAS
As baterias comuns de automóveis
parecem inofensivas. Isso pode representar o maior perigo, porque muitas
pessoas que trabalham com elas ou próxima delas parecem desatentas em relação a
seus riscos em potencial.
O resultado é o crescente número
de acidentes no trabalho relacionados com o mal uso ou abuso das baterias.
Muitos dos acidentes podem ser
evitados se respeitarmos os principais riscos da bateria:
- O elemento eletrolítico nas células das
baterias é o ácido sulfúrico diluído, que pode queimar a pele e os olhos. Mesmo
a borra que se forma devido o derrame do ácido é prejudicial a pele e os olhos;
- Quando uma bateria está carregada, o
hidrogênio pode se acumular no espaço vazio próximo da tampa de cada célula e,
a meios que o gás possa escapar, uma centelha pode inflamar o gás aprisionado e
explodir.
O controle desses riscos é
bastante simples. Quando você estiver trabalhando próximo a baterias, use as
ferramentas metálicas com muito cuidado. Uma centelha provocada pelo
aterramento acidental da ferramenta, pode inflamar o hidrogênio da bateria. Por
este mesmo motivo nunca fume ou acenda fósforos próximos a baterias. Ao
abastecer a bateria com ácido, não encha com excesso ou derrame. Se houver o
derrame, limpe-o imediatamente, tomando cuidado para proteger os olhos e a
pele. O pó formado pelo acúmulo de massa seca, pode facilmente penetrar nos
seus olhos. Portanto proteja-os com óculos de segurança.
O abuso da bateria pode
eventualmente causar vazamentos de ácidos e vazamentos de hidrogênio que
encurtam sua vida e que podem ser perigosos para qualquer um que esteja
trabalhando próximo. O recarregamento da bateria provoca o acúmulo de
hidrogênio, que é altamente inflamável. Assim, faça o recarregamento ao ar
livre ou num local bem ventilado, com as tampas removidas. Primeiro ligue os
conectores tipo jacaré do carregador nos pólos e posteriormente ligue o
carregador na tomada de alimentação.
Qualquer fonte de centelhas
durante a recarga pode causar uma explosão. Fique atento especialmente em
relação ao centelhamento quando se tentar jumpear uma bateria descarregada.
Estas pontes (jumpers) podem provocar um arco voltaico e centelhas que podem
inflamar o hidrogênio.
Nunca ligue cabos pontes dos
terminais positivos aos terminais negativos. Ao fazer isto, os componentes
elétricos serão queimados se for feita uma tentativa de dar partida no veículo.
Nunca ligue os terminais da
bateria com cabos pontes enquanto o motor estiver funcionando. A colocação dos
terminais em curto pode criar centelhas que podem inflamar o hidrogênio criado
pelo carregamento.
Finalmente, nunca verifique uma
bateria colocando-a em curto com uma chave de fendas ou qualquer metal.
As centelhas podem inflamar o
hidrogênio na bateria.
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