08/07/2012

Como calcular o volume de uma caixa d´água retangular


Forma Retangular: para calcularmos o volume, basta multiplicarmos o comprimento pela largura e pela altura, isto é:

Volume = A x B x C



Exmplo: A caixa d´água indicada na figura tem:

Comprimento (A) = 2 m;
Largura (B) = 1 m;
Altura (C) = 0,8 m.

O volume será então: 2 x 1 x 0,8 = 1,6


Como as medidas estão em metros, o volume estará em metros cúbicos (1,6 m³). Poderemos converter para litros (L) da seguinte forma:

1,6 x 1.000 = 1.600 litros (L) (item X, p. X)

Essa caixa d´água tem 1.600 litros de capacidade.


Bombeiroswaldo...

12 comentários:

Anônimo disse...

Osvaldo, valeu pela dica, estou planejando construir uma caixa d'água no meu lote e sua dica é simples e serviu para eu confirmar o que já imaginava. Valeu.

Anônimo disse...

GRATA, pelo seu informativo . Foi mto providencial,pois estou trocando um cxa.d'agua antiga(+40 anos uso),p/1 plástico,oval, e a m/antiga a medida é de 1x1x0,40cm.
abçs.PARABÉNS.antonia Bauru

Stephanie Caroline disse...

Muito obrigada, sua ajuda me ajudou muito

Anônimo disse...

estou prestes a iniciar uma pequena reforma em minha casa e, seu informativo caiu como uma luva...AQUI FICA MEU OBRIGADO.

Anônimo disse...

DIOGO; VALEU TU E´O CARA!

Bombeiro Oswaldo - SD FILHO disse...

Boa Noite...
Abraços à todos, fiquem à vontade para usufruir do conteúdo do Blogger Bombeiroswaldo...

Oswaldo...

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Bombeiro Oswaldo - SD FILHO disse...

Conceição, desculpe-me. Removi seu comentário acidentalmente. Estou feliz por ter ajudado com minhas informações... Abraços e Feliz 2014 à você e sua Família. Bombeiroswaldo...

vitor avila disse...

Obrigado e poucos fogos ok?Fakirs tyimes

Anônimo disse...

Bom dia!
gostaria de saber sobre visibilidade máxima de uma placa de alerta. Essa placa vai ser colocada na entrada de uma casinha, onde fica um gerador. Eu não sei como faço para saber a visibilidade maxima, uma vez que a placa ficará na parte exterior do comodo e a regiao exterior nao é delimitada. Se puder me ajudar, fico grata.
Um abraço!

Thereza disse...

Thereza, Gostei da dica. Havia esquecido a regra para calcular o volume. E precisei para construir uma cisterna num pequeno sítio.

Bombeiro Oswaldo - SD FILHO disse...

Boa noite Thereza, obrigado pela visita e feliz por ter-lhe ajudado. Abraços...