Carenagens (Coberturas)
As carenagens podem ser
classificadas em três tipos gerais: carenagens de proteção contra intempéries, acústicas
e com passarelas. Os nomes são auto explicativos.
Proteção Contra Intempéries: As
carenagens protegem o grupo gerador, tanto contra intempéries quanto contra violação,
pois são fornecidas com fechaduras. Defletores ou painéis perfurados incorporados
permitem a passagem do fluxo de ar para ventilação e arrefecimento. Pouca ou nenhuma
atenuação de ruídos é obtida e às vezes pode haver aumento do nível de ruídos
induzidos pela vibração.
Tais tipos de carenagens não
retêm calor nem mantêm a temperatura acima da ambiente.
As aplicações NFPA 110 requerem
dois ciclos de partida contínua de 45 segundos com um período de descanso entre
eles, ou dois ciclos de partida de 15 segundos com 15 segundos de descanso.
Acústica: As carenagens com
atenuação sonora são especificadas em função de uma determinada quantidade de
atenuação de ruídos ou de uma classificação do nível externo de ruídos. Os
níveis de ruído devem ser especificados com base em uma dada distância e para
se comparar os níveis de ruído todas as especificações devem ser convertidas na
mesma distância básica. A atenuação sonora requer material e espaço, portanto,
esteja certo de que as unidades indicadas nos desenhos incluam as informações
corretas da carenagem acústica.
Embora alguns destes projetos de
carenagens tenham alguma capacidade de isolamento para reter calor, esta não é
a intenção do projeto. Se for necessária a manutenção acima da temperatura
ambiente, será preciso uma carenagem com passarela.
Carenagem com Passarela: Este
termo engloba uma ampla variedade de carenagens que são fabricadas de acordo
com as especificações de cada cliente. Geralmente, essas carenagens incluem
atenuação sonora, comutação de energia e equipamento de monitoração,
pára-raios, sistemas de proteção contra incêndios, tanques de combustível e
outros equipamentos. Estes tipos de carenagens são construídas como unidades
simples, sem cobertura, e como unidades integradas com grandes portas ou
painéis removíveis para acesso de serviços. Estas carenagens podem ser
construídas com recursos de isolamento e aquecimento.
Nota: A instalação de carenagens
externas (especialmente carenagens acústicas) dentro de edifícios não é uma
prática recomendada por duas razões principais. Primeira, as carenagens acústicas
usam a capacidade de restrição do excesso de ventilação para reduzir ruídos
através de deflexão da ventilação. Conseqüentemente, resta uma pequena ou nenhuma
capacidade de restrição para quaisquer dutos de ar, defletores ou outros
equipamentos que invariavelmente acrescentarão restrição. Segunda, os sistemas
de escape de carenagens externas não são necessariamente sistemas selados, ou
seja, possuem abraçadeiras, juntas de encaixe deslizante no lugar de conexões
rosqueadas ou flangeadas. Essas conexões com abraçadeiras
podem permitir que o gás de escape vaze para a sala.
Configurações Alternativas de
Arrefecimento e Ventilação
Os motores refrigerados a água
são arrefecidos pelo bombeamento do líquido de arrefecimento (uma mistura de água
e anticongelante) através de passagens no bloco de cilindros e cabeçotes do
motor por uma bomba acionada pelo motor. O motor, a bomba e o radiador ou
trocador de calor líquido-líquido formam um sistema de arrefecimento fechado e
pressurizado. Recomenda-se, sempre que possível, que o grupo gerador inclua
este tipo de radiador montado na fábrica para o arrefecimento e ventilação do motor.
Esta configuração resulta no sistema de menor custo, melhor confiabilidade e
melhor desempenho do conjunto. Além disso, os fabricantes de tais grupos geradores
podem testar o protótipo para verificar o desempenho do sistema.
Classificações do Sistema de
Arrefecimento: A maioria dos grupos geradores da Cummins Power Generation tem classificações
opcionais do sistema de arrefecimento para os modelos com radiador. Geralmente,
existem disponíveis sistemas de arrefecimento projetados para operar em temperaturas
ambientes de 40ºC e 50ºC. Verifique o desempenho ou disponibilidade de cada
unidade nas Folhas de Especificações. As classificações têm uma capacidade máxima
de restrição estática associada a elas. Consulte Ventilação na seção Projeto
Mecânico para mais detalhes.
Nota: Seja cauteloso ao comparar
classificações de sistemas de arrefecimento cuja classificação seja baseada na temperatura
ambiente e não na temperatura do ar no radiador.
Uma classificação de temperatura
do ar no radiador restringe a temperatura do ar que flui para o radiador e não
permite que ela aumente devido à energia térmica irradiada do motor e do alternador.
Os sistemas classificados com base na temperatura ambiente levam em conta este
aumento de temperatura em sua capacidade de arrefecimento.
Alternativas de Arrefecimento
Remoto: Em algumas aplicações, a restrição ao fluxo do ar pode ser muito grande
devido ao longo comprimento dos dutos, por exemplo, para que o ventilador de um
radiador acionado pelo motor forneça o fluxo de ar necessário para
arrefecimento e ventilação.
Em tais aplicações, e onde os
ruídos do ventilador são um problema, deve-se considerar uma configuração envolvendo
um radiador remoto ou trocador de calor líquido-líquido.
Nestas aplicações, um grande
volume do fluxo de ar da ventilação ainda é necessário para remover o calor
irradiado pelo motor, gerador, silencioso, tubo de escape e outros equipamentos,
para manter a temperatura da sala do gerador em níveis apropriados para o
funcionamento correto do sistema.
Radiador Remoto: Uma configuração
de radiador remoto requer um cuidadoso projeto do sistema para proporcionar o
arrefecimento adequado do motor. Deve-se prestar atenção a detalhes como
limitações da coluna de fricção e estática da bomba d’água do motor e para a
desaeração, abastecimento e drenagem apropriados do sistema de arrefecimento,
bem como a contenção de quaisquer vazamentos de anticongelante.
Trocador de Calor: Um trocador de
calor líquido-líquido requer muita atenção no projeto do sistema para que
forneça o meio para arrefecer o trocador de calor. Deve-se observar que as
normas sobre a conservação de água no local e sobre o meio ambiente talvez não
permitam que a água da cidade seja utilizada como meio de arrefecimento e que, em
regiões de riscos sísmicos, a água da cidade possa ser interrompida durante um
terremoto.
Consulte a seção Projeto Mecânico
para informações mais detalhadas sobre as alternativas de arrefecimento.
Sistemas de Manutenção do Nível
do Óleo
Lubrificante
Um sistema de manutenção do nível
do óleo lubrificante pode ser desejável para aplicações onde o grupo gerador funcione
sob condições de energia Prime, ou em aplicações Standby não assistidas com um
número de horas de funcionamento maior que o normal. Os sistemas de manutenção
do nível do óleo não estendem os intervalos de troca de óleo para o grupo
gerador, a menos que uma filtragem especial também seja incorporada ao sistema.
Configurações Alternativas de Arrefecimento e Ventilação
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