Portas
Os
tipos de portas para elevadores de passageiros são as seguintes:
Pavimento:
Abertura
Lateral (AL);
Abertura
Central (AC).
Cabina:
Abertura
Lateral (AL);
Abertura
Central (AC).
Por
exigência da NBR NM-207, as dimensões mínimas para as portas são de 0,80m de
largura por 2,00m de altura.
A
porta da cabina é acionada por um operador elétrico, instalado sobre a mesma.
As portas de pavimento AL e AC abrem e fecham simultaneamente com a da cabina,
através de um engate mecânico.
NOTA:
As portas do tipo Eixo Vertical (EV) tiveram seu processo de especificação
descontinuado, objetivando proporcionar ainda mais segurança para os usuários.
As
portas automáticas ao serem instaladas tanto em edifícios residenciais quanto
comerciais atendem aos seguintes requisitos básicos:
-
Agilizam o fluxo de tráfego;
-
Não ocupam o espaço do hall e do corredor;
- Não exigem estudos de sentido de abertura de porta beneficiando o
fluxo de passageiros em todos os pavimentos;
-
Permitem o acesso de pessoas com as mãos ocupadas;
-
Facilitam o acesso de deficientes físicos;
-
São fornecidas com barra de proteção eletrônica;
-
Aumentam a segurança;
-
Proporcionam economia e produtividade à construção civil ao liberar a área do
hall em todos os pavimentos.
As
combinações possíveis são as seguintes:
a) Porta da cabina: AL
Porta de pavimento: AL
Essa
combinação permite obter menores dimensões para as medidas de frente das
caixas, sendo uma das soluções mais empregadas para edifícios residenciais. O
movimento conjunto das portas de cabina e pavimento se dá em um mesmo sentido,
com o recolhimento por detrás da parede do hall (sempre à esquerda ou à
direita), sobre as soleiras de cabina e soleiras de pavimento. As soleiras de
pavimento devem ser construídas pela obra civil ou especificadas e fornecidas
pelo fabricante dos elevadores.
Dispositivos
de comando instalados na botoeira de cabina permitem mantê-la estacionada no
pavimento, de portas abertas, por períodos maiores de tempo, durante a
movimentação de carga e descarga da cabina.
b) Porta da cabina: AC
Portas de pavimento: AC
As
portas de Abertura Central operam com tempos de abertura e fechamento menores
que as de abertura lateral e proporcionam aproveitamento otimizado da área da
Caixa para a colocação da cabina e maior beleza estética ao hall. Opção
adequada para cabinas mais amplas e edifícios comerciais permite que o fluxo de
entrada e saída de passageiros se dê com mais agilidade. Exige, entretanto,
1,80m para a dimensão frontal da Caixa para portas de pavimento com 0,80m de
largura.
Em
função da largura e do tipo da porta, são sugeridas, como mínimas, as seguintes
dimensões para a frente da Caixa:
Em
edifícios residenciais, a largura usual das portas é de 0,80m, enquanto os
edifícios de escritórios devem ter portas com largura maior que esta, visando
dar maior velocidade à entrada e à saída de passageiros.
Especificações Técnicas para
projeto arquitetônico e obra civil
NOTA:
1)
Para portas de abertura central, a frente de caixa deve ter como medida mínima
1,80m aprumada e acabada pela construção do edifício, livres de pilares em sua
área total.
2)
Estas medidas podem ser alteradas em função do projeto e atualizações
tecnológicas.
Dimensionamento
O
dimensionamento das Caixas dos elevadores é função da capacidade, da
velocidade, do tipo de portas e da localização do contrapeso.
Para
velocidades entre 0,60 e 1,50 m/s, “contrapeso ao fundo” sem segurança no
contrapeso e porta de pavimento com 0,80m, o dimensionamento é mostrado nas
figuras 4 e 5 a
seguir:
As
dimensões “a” e “b” da cabina são fixadas após se determinar, através do
cálculo de tráfego, a capacidade e, conseqüentemente, a área da cabina.
Posteriormente,
utilizando-se as fórmulas apresentadas para cada figura, calculam-se as dimensões
internas A e B da Caixa.
Figura
4:
Portas AC
A
= a + 0,40m
B
= b + 0,65m
Figura
5:
Portas AL
A
= a + 0,40m
B
= b + 0,70m
NOTA:
Essas fórmulas são válidas apenas para elevadores com velocidade entre 0,60m/s
e 1,50 m/s e com contrapeso ao fundo. Elevadores com velocidades maiores devem
merecer estudo específico por parte do fabricante.
É
recomendável que a dimensão “a” seja maior que “b”, o que possibilita melhor
acomodação das pessoas na cabina e melhor fluxo de entrada e saída das mesmas.
Para
os elevadores de velocidades 0,75 ou 1,00 m/s e capacidades 6 ou 8 pessoas são
indicadas as seguintes dimensões, para A e B, em função da capacidade:
6
pessoas:
A
= 1,60m
B
= 1,60m
8
pessoas:
A
= 1,60m
B
= 1,85m
8
pessoas cabina p/ deficientes físicos:
A
= 1,60m
B
= 2,05m
Para
elevadores com estas dimensões de A e B, o contrapeso é previsto sem segurança
e instalado “ao fundo” da Caixa, e as portas de cabina e de pavimento, do tipo
AL, com a largura de 0,80 m .
Para
elevadores em que o contrapeso deva ser colocado lateralmente (figuras 6 e 7)
deverão ser instaladas pela construção vigas divisórias de concreto ou de aço,
em todos os pavimentos, com redobrado cuidado no prumo.
Estas
soluções não são aconselháveis, pois, além de mais onerosas, necessitam de área
da Caixa superior à da solução contrapeso ao fundo, para uma mesma cabina.
A
solução da figura 8, com a colocação de guias em diagonal, apresenta os mesmos
problemas, além de ter custo de instalação mais elevado e exigir um cuidado
especial na prumada, o que a torna desaconselhável.
Ótimas informações! Ajudaram muito, obrigado
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