...AVISO AOS SEGUIDORES E VISITANTES DO MEU BLOGGER, AQUI NÃO HÁ RESTRIÇÃO ALGUMA NO QUE DIZ SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS IMAGENS OU POSTAGENS, SENDO DE LIVRE USO PARA CONCLUSÃO DE TESES, TCC, SALA DE AULA, PALESTRAS E OUTROS. Abração do Bombeiroswaldo...

05 dezembro 2021

Bombeiro Civil - 2021 - Recursos materiais dos Bombeiros Civis - Nível A, B, C, D

 

4.4 Recursos materiais dos Bombeiros Civis

 

4.4.1 As instalações físicas para ocupação e uso do Bombeiro Civil devem atender às condições de conforto, higiene e segurança, considerando os turnos de trabalho, e devem ser adequadas para abrigar os materiais, equipamentos e viaturas, quando houver.

 

4.4.2 Todos os recursos materiais e equipamentos devem ser compatíveis com os procedimentos estabelecidos no plano de emergências para os atendimentos na planta.

 

4.4.3 Deve haver uma reserva técnica de todos os materiais de consumo para a reposição imediata após os atendimentos.

 

4.4.4 Todos os equipamentos de proteção individual (EPI) e equipamentos de proteção respiratória autônomos (EPRA) devem ser específicos e compatíveis para a adequada proteção.

 

4.4.5 O conjunto individual de proteção para incêndio deve ser composto pelos seguintes itens, específicos para as atividades dos bombeiros:

a) vestimenta completa, com jaqueta e calça;

b) balaclava;

c) capacete com proteção para os olhos e/ou face;

d) luvas;

e) botas.

 

4.4.6 Os EPRA devem atender aos requisitos técnicos específicos de cada equipamento e estar em conformidade com as recomendações de fabricação, uso e manutenção.

 

NOTA: Podem ser utilizados equipamentos de proteção complementares e/ou com características diferentes dos especificados, considerando a peculiaridade e os riscos do combate a incêndio a ser executado.

 

4.4.7 Todos os bombeiros devem utilizar EPRA de acordo com a ABNT NBR 13716, sempre que estiverem expostos a uma ou mais das seguintes condições:

a) em uma atmosfera deficiente em oxigênio ou contaminada por produtos de combustão, ou ambos;

b) em uma atmosfera suspeita de ser deficiente de oxigênio ou contaminada por produtos de combustão, ou ambos;

c) em qualquer atmosfera que possa se tornar deficiente de oxigênio ou contaminada, ou ambos;

d) abaixo do nível do solo, exceto em atmosfera segura, monitorada continuamente.

 

4.4.8 Os EPRA devem atender aos requisitos técnicos estabelecidos na ABNT NBR 13716 e estar em conformidade com as recomendações de fabricação, uso e manutenção.

 

4.4.9 Durante a jornada de trabalho, todos os Bombeiros Civis devem permanecer devidamente uniformizados e identificados.

 

 

4.4.10 Para o atendimento de emergências envolvendo produtos perigosos, devem ser utilizados os EPI, sendo as características destes equipamentos conforme o nível de proteção requisitado:

 

a) nível A: vestimenta encapsulada, hermética, de material impermeável, de alta resistência, para a proteção completa de cabeça, tronco, membros e extremidades, integrada com luvas impermeáveis e botas impermeáveis, com resistência a respingos e vapores químicos, e EPRA para uso por dentro da vestimenta, oferecendo a máxima proteção de superfície corporal e respiratória;

 

b) nível B: vestimenta encapsulada ou não encapsulada, não hermética, de material impermeável, para proteção completa de cabeça, tronco e membros, proteção de extremidades por luvas e botas impermeáveis, com resistência a respingos ou também a vapores químicos, e EPRA, oferecendo a máxima proteção respiratória, porém menor proteção da superfície corporal;

 

c) nível C: vestimenta de material impermeável, não encapsulada, para proteção completa de cabeça, tronco e membros, proteção de extremidades por luvas e botas impermeáveis, com resistência a respingos químicos e proteção respiratória com máscara facial completa, com sistema de filtros, para ser utilizada em ambientes com concentração de oxigênio entre 19,5 % a 22 %;

 

d) nível D: vestimenta com nível mínimo de proteção oferecido pelo uniforme de trabalho, composta por calças e camisa de manga longa, calçado de segurança, capacete de proteção e óculos de proteção.

 

 

4.4.11 O serviço de Bombeiros Civis pode contar com viaturas para atendimento de emergências conforme estudo para a definição dos recursos materiais específicos, com base nos riscos e características da planta.

 

4.4.12 Quando houver veículo para atendimento a emergências médicas (ambulância), este deve estar em conformidade com todos os requisitos de construção e aplicação de acordo com a ABNT NBR 14561, e deve ser pelo menos especificado para suporte básico de vida (SBV), com desfibrilador externo automático (DEA), equipamentos para respiração artificial e oxigenioterapia, além de equipamentos e materiais necessários para hemostasia, curativos e imobilização. Esta viatura deve ser tripulada por pelo menos dois socorristas, especializados em atendimento pré-hospitalar de emergências médicas (APH).

 

4.4.13 Quando houver viatura de combate a incêndios, esta viatura deve estar em conformidade com os requisitos da ABNT NBR 14096.

 

NOTA: É recomendável que a viatura de combate a incêndio seja tripulada por pelo menos quatro Bombeiros Civis capacitados e especializados para a condução e operação da viatura.

 

 

4.4.14 Desde que haja outra viatura de emergências utilizada para os serviços de Bombeiros Civis, esta viatura deve estar em conformidade com os requisitos da ABNT NBR 14096.

 

4.4.15 Deve ser elaborado um estudo para a estabelecer os recursos materiais específicos com base nos riscos e características da planta, que deve ser desenvolvido formalmente por uma equipe multidisciplinar, liderada por profissional habilitado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário